Vol. 8 Núm. 17 (2020): Edição Temática: Educação Matemática e Filosofia da Diferença

					Ver Vol. 8 Núm. 17 (2020): Edição Temática: Educação Matemática e Filosofia da Diferença

Editorial

O número 17 de 2020 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição especial sobre Educação Matemática e Filosofia da Diferença.

Deleuze, na obra Crítica e Clínica (1997), nos apresenta a gagueira como uma possibilidade criativa que, ao desorganizar a língua, cria modos de conferir outras musicalidades à escrita e ao pensamento. Gravitando em torno de Samuel Beckett, Ghérasim Luca, Kafka e Proust, o filósofo nos convida a pensar a gagueira como uma espécie de dique, que interrompe o trabalho contínuo da esteira que carrega os significados e a musicalidade instituída, aquela já dada pela língua. Em outras palavras, trata-se de um convite para hesitarmos, para suspendermos os automatismos da língua, das palavras e dos significados naturalizados. Como efeito dessa interrupção, teríamos a possibilidade de construção de novos fluxos que, transitando por bifurcações e variações, gerariam novos engates e quiçá novas melodias para embalar o pensamento e a escrita. Esta edição temática quer apostar nesta aventura do pensamento e questiona nossa possibilidade de fazer gaguejar, ou minimamente fissurar, tremular a língua que insiste em querer falar, em querer dizer, em querer imprimir significados fixos para a Educação Matemática. A ousadia está na possibilidade de fazermos emergir novos engates, “uma linguagem afetiva” como diz o filósofo para quem sabe, conferir outros modos de existência para nosso campo de atuação e quiçá para nós mesmos. 

DELEUZE, G. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pal Pélbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências, práticas, sentimentos e pesquisas sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!

Organizadoras:

Profa. Dra. Claudia Glavam Duarte – UFRGS/Campus Litoral Norte

Profa. Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves – UFPA/Campus Castanhal

Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos – UDESC/Centro de Ciências Humanas e da Educação

Publicado: 2020-11-30

Edição Temática 17-2020