Matemática difícil: discursos, muros e monstros

Autores

  • Luana Rafaela da Silva Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Simone Moura Queiroz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020128

Palavras-chave:

Educação Matemática, Filosofia da Diferença, Discurso

Resumo

Esta pesquisa apresenta um recorte de uma dissertação que perpassa por caminhos consonantes à Filosofia da Diferença, buscando a interseção desse plano de imanência com o plano da Educação Matemática. Utilizou-se para isso, principalmente as considerações teóricas de Foucault (2008, 2013), além de outros autores buscando por meio deles dialogar com a Educação Matemática. Como método de pesquisa utilizamos a cartografia da subjetividade, fazendo uso de mapas narrativos composto por entrevistas e desenhos, realizadas com dois professores de matemática e dois alunos do ensino fundamental anos finais. Objetivando uma abordagem pelos discursos habituais sobre a dificuldade em matemática, revelando a existência de um muro fictício que separa professores e alunos sobre as considerações sobre a disciplina, diante da consolidação de verdades e tramas que envolvem o ensinar e aprender, nessa dinâmica social produtora de saberes, poderes, discursos e verdades. Resultados que reforçaram como as considerações discursivas estão fortemente imbricadas em relação a matemática, produzindo muros e monstros que precisam ser reconsiderados.

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Biografia do Autor

Luana Rafaela da Silva Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação de Ciências e Matemática - PPGECM, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação Plena em Matemática pelo mesmo Campus no período de (2012 - 2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Diferença - GDP. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Trabalhou como Professora de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental Anos Finais na rede privada de Caruaru. Tem forte interesse pela área de Educação Matemática. Tem dedicado-se a compreender temas como: Dificuldades em Matemática, ensino de Matemática e Filosofia da Diferença

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq). Docente permanente do programa de pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (UFPE/CAA). Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2015), mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2010), especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife (2006), graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Diferença e Educação Matemática, Devir Docente, Tendências em Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Cartografia da subjetividade.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

DA SILVA COSTA, Luana Rafaela; QUEIROZ, Simone Moura. Matemática difícil: discursos, muros e monstros. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 128–143, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020128. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18109. Acesso em: 19 abr. 2024.