Matemática difícil: discursos, muros e monstros
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08172020128Palavras-chave:
Educação Matemática, Filosofia da Diferença, DiscursoResumo
Esta pesquisa apresenta um recorte de uma dissertação que perpassa por caminhos consonantes à Filosofia da Diferença, buscando a interseção desse plano de imanência com o plano da Educação Matemática. Utilizou-se para isso, principalmente as considerações teóricas de Foucault (2008, 2013), além de outros autores buscando por meio deles dialogar com a Educação Matemática. Como método de pesquisa utilizamos a cartografia da subjetividade, fazendo uso de mapas narrativos composto por entrevistas e desenhos, realizadas com dois professores de matemática e dois alunos do ensino fundamental anos finais. Objetivando uma abordagem pelos discursos habituais sobre a dificuldade em matemática, revelando a existência de um muro fictício que separa professores e alunos sobre as considerações sobre a disciplina, diante da consolidação de verdades e tramas que envolvem o ensinar e aprender, nessa dinâmica social produtora de saberes, poderes, discursos e verdades. Resultados que reforçaram como as considerações discursivas estão fortemente imbricadas em relação a matemática, produzindo muros e monstros que precisam ser reconsiderados.
Downloads
Referências
BOOTH, Lesley R. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, Arthur F. e SHULTE, Albert P. As ideias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011.
COSTA, Luana Rafaela Silva; QUEIROZ, Simone Moura. O gostar de matemática: Discurso, desejo e marca. In: Maria Fernanda dos Santos Alencar; Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda; Maria Fabiana da Silva Costa; (Org.). Educação, estado e diversidade: perspectivas e desafios. 1 ed. Recife: Editora UFPE, v. 5, p. 17-37, 2019.
FERREIRA, Maurício dos Santos; TRAVERSINI, Clarice Salete. A análise Foucaultiana do Discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 207-226, jan./mar. 2013.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
GIL, Katia Henn. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de álgebra. 2008. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Fac. De Física, PUCRS. Porto Alegre, 2008.
LINS, Romulo Campos. Matemática, Monstros, Significados e Educação Matemática. In: Educação matemática: pesquisa em movimento/ Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Marcelo de Carvalho Borba. São Paulo: Cortez, 2004.
QUEIROZ, Simone Moura. Movimentos que permeiam o devir professor de matemática de alguns licenciandos. 2015. 208f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
SILVA, Maria Deusa Ferreira da; MENDES, Iran Abreu. A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática. In: Revista Brasileira de História da Matemática. v. 13, n., 27, p. 33-53. Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de História
da Matemática, 2013.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Matemática é difícil: Um sentido pré-constituído evidenciado na fala dos alunos. 2002. Disponível em:
http://www.anped.org.br/25/marisarosaniabreusilveirat19.rtf Acesso em: 30 de jun. de 2018.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. A dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/edu_realidade>
SOUZA, José Romenelli. Ensinando integramente aritmética, geometria e álgebra: propostas de atividades para a matemática do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Matemática/EaD) - Universidade Federal da Paraíba, Taperoá - PB, 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2 ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.