Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os dados de todos os autores e coautores foram preenchidos corretamente na plataforma no ato da submissão do arquivo, com nomes idênticos aos cadastrados na Plataforma Lattes e com código ORCID. No resumo da biografia, foram inseridos, no mínimo, os seguintes dados dos autores e coautores: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual.

  • A respeito das ilustrações (figuras, fotos, desenhos, esquemas, imagens etc.) utilizadas e/ou reproduzidas em meu texto, declaro ser autor(a), ou licenciado(a), ou cessionário(a) das mesmasOu, possuo autorização prévia e expressa de seus autores para sua utilização, seja por instrumento oneroso ou gratuito. Em caso de inexistência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais (Art. 46 da Lei Brasileira de Direitos Autorais - Lei 9610/98) declaro estar ciente dos artigos 24 e 29 da referida Lei e assumo toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.

  • O texto submetido é original e inédito. Nâo foi publicado, parcial ou integralmente, em outra publicação (impressa ou eletrônica) de caráter científico ou não.

  • Todos os autores estão cientes e concordam com o item "1 - DIRETRIZES GERAIS PARA AUTORES" e declaram que foram cumpridos os procedimentos indicados.
  • Todos os autores estão cientes e concordam com o item "2 - ORIENTAÇÕES SOBRE A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS" e declaram que o template de texto foi seguido correta e completamente.
  • Todos os autores estão cientes e concordam com o item "3 - POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E AUTOPLÁGIO" e declaram que foram cumpridos os procedimentos indicados.
  • Todos os autores do texto estão cientes da submissão à revista BOEM e concordam em participar do processo de avaliação para publicação.

  • O texto não foi e não será submetido simultaneamente à avaliação por outra publicação (impressa ou eletrônica), de caráter científico ou não.

  • Foram respeitados os devidos procedimentos de ética na pesquisa nos casos pertinentes expostos no texto submetido.

Diretrizes para Autores

1 DIRETRIZES GERAIS PARA AUTORES

A revista BOEM está hospedada no Portal de Periódicos da UDESC, no sistema Open Journal System – OJS.

Nosso endereço é http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem.

Para submeter um texto ao BOEM, um dos seus autores deve seguir os passos:

(i) Cadastrar-se no sistema da revista e acessar a área de submissão;

(ii) Ler, aceitar e marcar como realizados cada condição para a submissão*;

(iii) Anexar e transferir o arquivo de texto para o sistema;

(iv) Preencher todos os metadados com informações sobre a publicação e todos os seus autores/coautores;

(v) Confirmar o envio da submissão.

* Se, no início do processo de avaliação, os editores concluírem que tais normas não foram cumpridas, ainda que os autores tenham confirmado que as seguiram, os textos serão devolvidos aos autores e não poderão mais ser submetidos ao BOEM sem que sejam completamente revistos os pontos em desacordo.

Caso os autores tenham submetido a pesquisa à Comitê de Ética, recomendamos que seja inserido no sistema, no campo documentos suplementares, uma cópia do documento de aprovação da pesquisa.

Todos os textos submetidos são analisados por software antiplágio - Verificar a política do BOEM contra plágio e autoplágio).

A revisão gramatical e ortográfica dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

Depois da aprovação final do texto, todos os seus autores deverão assinar declaração de Direito Autoral e de uso de licença Creative Commons para que o texto seja publicado.

Pelo sistema, os autores podem acompanhar o trâmite do recebimento e da avaliação do texto. Basta utilizar login e senha cadastrados. Os editores se comunicarão com os autores pelo sistema da revista.

As decisões editorais do BOEM pretendem garantir o cumprimento dos objetivos, foco e escopo da revista e são baseadas na qualificação que os pareceres recebidos fazem a respeito da originalidade, clareza, relevância e cientificidade dos textos submetidos.

A submissão, a publicação e a consulta de textos são gratuitas. Os direitos autorais são cedidos pelos autores à revista.

As ideias e opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam a posição oficial da Revista BOEM ou de setores da Universidade do Estado de Santa Catarina.

1. 1 DIRETRIZES PARA EDIÇÕES REGULARES (fluxo contínuo)

O fluxo de submissão é contínuo, ou seja, não há data específica para recebimento de textos para as edições regulares.

O documento deve ser preparado conforme o modelo de texto do BOEM. É obrigatório o cumprimento de todas as indicações do modelo.

O arquivo deve ser enviado pelo sistema da revista. 

O número máximo de autores permitido  é quatro (incluindo eventuais coautores). Pelo menos um deles deve ter, obrigatoriamente, a titulação mínima de mestrado.

Cada autor e/ou coautor deve enviar no máximo um texto para uma mesma edição regular do BOEM durante o processo de avaliação. Caso tenha o artigo publicado, deverá aguardar um ano para próxima submissão.

A submissão deve ser feita por apenas um dos autores. Porém, no momento da submissão, os metadados de todos os autores e coautores devem ser inseridos e preenchidos corretamente, com nomes idênticos aos cadastrados na Plataforma Lattes e com código ORCID (https://orcid.org/register). No resumo da biografia, deverão constar obrigatoriamente, para autores e coautores: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual. Serão rejeitadas as submissões que não apresentem metadados completos e corretos de todos os autores do texto, compatíveis com a Plataforma Lattes e com a base ORCID.

Cada edição regular do BOEM é dividida em até 4 seções:
(i) Artigos (textos sobre pesquisas concluídas);
(ii) Ensaios (textos sobre pesquisas em andamento);
(iii) Relatos de experiência (textos com descrição e análise de experiências);
(iv) Revisões (textos de revisão teórica ou bibliográfica).

No momento da submissão, o autor deverá indicar qual a seção pretendida.

Por decisão dos editores, poderão ser criadas outras seções.

O arquivo submetido deve ser do tipo .doc ou .docx (digitado em Word for Windows) e nele não deve haver qualquer identificação dos autores. 

Depois de recebido pelo sistema da revista, o texto passará pela avaliação do Comitê Editorial, que analisará:
(i) a adequação ao foco, escopo e linha editorial do BOEM;
(ii) a adequação à seção escolhida pelos autores;
(iii) características de plágio e/ou autoplágio, por meio de software antiplágio;
(iv) o cumprimento das normas de formatação do texto e das diretrizes editoriais.

Se o texto for rejeitado nessa primeira etapa, será devolvido aos autores e não continuará no processo de avaliação. Já o texto que for aprovado na primeira etapa será encaminhado a pareceristas da área (membros do Conselho Editorial ou ad hoc), com títulos de doutores(as). É prerrogativa dos editores a distribuição dos textos entre os pareceristas, respeitando a ausência de conflito de interesses. Nesta segunda etapa, os pareceristas poderão aceitar integralmente o texto, solicitar correções ou rejeitar. Em caso de rejeição por apenas um dos dois pareceres, o texto será encaminhado para avaliação por um terceiro parecerista. Quando um ou dois pareceristas solicitarem correções, o texto será devolvido aos autores para corrigirem os textos; quando os autores reenviarem o texto corrigido, o mesmo será reavaliado pelos editores. Se aprovado, passará para a etapa final do processo de avaliação. Na etapa final, caso necessário, o texto será reenviado aos autores para revisão e adequação de linguagem e de formato. Após aprovação final pelos editores, antes da publicação, o texto será submetido novamente a software antiplágio.

A avaliação feita pelo BOEM segue o modelo às cegas do tipo peer review. A critério do Conselho Editorial podem ser indicados um dos seguintes resultados:

(i) aprovação: publicação do texto da forma como foi submetido, sem necessidade de alterações por parte dos autores;
(ii) aprovação com pequenas modificações: autores deverão realizar pequenas modificações no texto que foram indicadas pareceristas, que serão conferidas pelos editores e/ou pareceristas.
(iii) nova submissão: autores deverão realizar grandes modificações no texto que foram indicadas pelos pareceristas e ressubmeter o texto, dando início a um novo processo de avaliação;
(iv) reprovação para publicação.

O parecer favorável dos avaliadores não implica a publicação automática dos artigos. É prerrogativa do Comitê Editorial do BOEM decidir em que momento o texto será publicado, considerando a data prevista de publicação da edição e o volume de artigos submetidos e aceitos.

O acompanhando do andamento do processo pode ser feito pelos autores usando o sistema da revista, mediante login e senha, onde terão acesso a comunicados sobre cada uma das etapas.

1.2   DIRETRIZES PARA EDIÇÕES DE CHAMADAS ESPECIAIS

Há dois tipos de edição especiais: edição temática ou dossiê. Para todas elas, haverá abertura de chamadas (call for papers) formuladas pelos editores convidados em conjunto com editores do BOEM. Essas chamadas serão divulgadas no site da revista e também em listas de interesse via internet. As diretrizes e processos de submissão, avaliação e publicação se darão conforme indicado nas respectivas chamadas.

1.2.1 Características de uma edição temática:

Uma edição temática é organizada de forma conjunta por editores do BOEM e editores convidados interessados em um tema específico.

Docentes de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior podem propor uma edição temática ao BOEM. Pode ser iniciativa de uma única instituição ou articulada entre diferentes instituições. Os proponentes, juntamente com representante do Comitê Editorial do BOEM, serão responsáveis por esse número da revista. Espera-se que os proponentes sejam, preferencialmente, atuantes em programas de pós-graduação na área de educação ou de ensino.

Por iniciativa dos organizadores, podem ser propostas edições em outros idiomas diferentes da Língua Portuguesa.

Os proponentes (editores convidados) serão os primeiros a avaliarem os textos recebidos para a edição temática. O segundo avaliador será um membro do Comitê Editorial do BOEM ou parecerista ad hoc, com linhas de pesquisa alinhadas com a temática da edição.

O processo de avaliação dos textos de uma edição temática será às cegas, da mesma forma como acontece com as edições regulares. A diferença entre os dois processos é que as edições temáticas terão prazos especiais para recebimentos dos textos e poderão ter condições especiais também para a forma de submissão e formatação dos textos, o que será informado quando da divulgação da chamada para edição temática.

Integrarão a edição temática os textos submetidos que, segundo a avaliação dos editores, forem adequados à temática e cumprirem as diretrizes da chamada com qualidade formal e de conteúdo.

Textos recusados para a edição temática que apresentem qualidade poderão ser considerados para publicação em uma edição regular do BOEM.

O texto de introdução da edição temática deverá ser escrito pelos proponentes. Além da introdução, a autoria dos proponentes pode constar na edição temática apenas em um único texto (individual ou em conjunto).

1.2.2 Características de um dossiê:

Um dossiê é organizado por editores convidados cujas produções acadêmicas comprovem envolvimento e experiência com o tema proposto. Um editor do BOEM será designado para acompanhar o processo e garantir que serão observadas as diretrizes da revista para esse tipo de publicação.

Docentes de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior podem propor um dossiê ao BOEM. Pode ser iniciativa de uma única instituição ou articulada entre diferentes instituições. Os proponentes, juntamente com representante do Comitê Editorial do BOEM, serão responsáveis por esse número da revista. Espera-se que os proponentes sejam, preferencialmente, atuantes em programas de pós-graduação na área de educação ou de ensino.

Por iniciativa dos organizadores, podem ser propostas edições em outros idiomas diferentes da Língua Portuguesa.

Um dossiê, para ser publicado, deve ter uma articulação temática e estar de acordo com o foco e o escopo do BOEM. Deve ser composto por no mínimo oito textos que tenham passado por um processo avaliativo sob responsabilidade dos proponentes (editores convidados). Depois de recebidos pelo BOEM, esses textos passarão por uma nova avaliação, feita por membros do Comitê Editorial que, então, terão a prerrogativa de recusar textos que não respeitem as normas editoriais da Revista ou que estejam fora da proposta do dossiê.

Textos recusados para o dossiê que apresentem qualidade poderão ser considerados para publicação em uma edição regular do BOEM.

Sugere-se aos editores convidados que levem em consideração os diferentes formatos de texto aceitos pelo BOEM (artigo, ensaio, relato de experiência e revisão), a possibilidade de articulação entre autores de diferentes instituições e lugares para que, sempre que possível, o dossiê reflita essa diversidade.

Os processos de submissão e de avaliação dos textos de um dossiê respeitarão as normas indicadas pelos proponentes, sempre em acordo com as diretrizes gerais do BOEM.

O texto de introdução do dossiê deverá ser escrito pelos proponentes. Além da introdução, a autoria dos proponentes pode constar no dossiê somente em um único texto (individual ou em conjunto).

1.2.3 Como propor uma edição temática ou um dossiê:

Interessados em propor uma edição de chamada especial devem enviar a proposta para a Editora chefe do BOEM no e-mail luciane.mulazani@udesc.br, a qualquer tempo, informando:

  • tipo da publicação (edição temática ou dossiê);
  • identificação dos proponentes que serão os editores convidados (nome, titulação e instituições/cursos aos quais estão filiados);
  • temática;
  • resumo da temática que será tratada no dossiê (entre 10 e 15 linhas);
  • sugestão de cronograma, incluindo data de abertura da chamada, período de recebimento dos textos, período de avaliação dos textos e data de publicação;
  • idioma da publicação.

A proposta será avaliada pelo Comitê Editorial e, se aprovada, será organizada em conjunto com os proponentes que se comprometerão a cumprir o cronograma combinado e os devidos procedimentos de avaliação.

2 - ORIENTAÇÕES SOBRE A FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Observar todas as orientações que constam no modelo a seguir, o qual deve ser utilizado, completamente, para orientar a produção dos textos enviados ao BOEM.

As chamadas especiais também seguirão esta formatação, a menos que algo diferente seja mencionado nas respectivas chamadas.

>> Template com modelo do texto, que deve obrigatoriamente ser utilizado <<

 

3 - POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E AUTOPLÁGIO

Todo texto submetido ao BOEM será analisado com o uso de um software antiplágio. O objetivo é identificar situações de plágio e/ou de autoplágio nos textos enviados à revista.

Por plágio, entendemos a cópia de trabalho intelectual de uma outra pessoa – seja na totalidade ou como fragmentos – sem a devida atribuição de sua autoria.

Por autoplágio, entendemos a reprodução – total ou parcial – de um trabalho do(s) próprio(s) autor(es) do texto, já publicado anteriormente, sem a devida notificação dessa situação.

Para evitar a caracterização de autoplágio, textos oriundos de:

- relatórios de pesquisa, teses e/ou dissertações somente serão aceitos se evidenciarem um processo de elaboração e síntese que resulte comprovadamente em nova produção;

textos oriundos de trabalhos apresentados e/ou publicados em anais de eventos científicos somente serão aceitos se houver uma considerável ampliação teórica e/ou metodológica em relação à versão publicada com, por exemplo, novos dados, novas reflexões etc..

Obrigatoriamente, em ambos os casos, a situação deve ser comunicada no ato da submissão, no campo "Comentários para o editor" e também deverá ser mencionada no arquivo do texto, em nota de rodapé, a origem da produção apresentada.

4 - POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

_Artigos

Textos sobre pesquisas concluídas. Enviados para edições regulares.

_Ensaios

Textos sobre pesquisas em andamento. Enviados para edições regulares.

_Relatos de Experiência

Textos com descrição e análise de experiências. Enviados para edições regulares.

_Revisões

Textos de revisão teórica ou bibliográfica. Enviados para edições regulares.

Edição Temática

Textos enviados para chamada específica de uma Edição Temática.