Edições anteriores

  • Edição Temática: Ensino e aprendizagem da matemática no Ensino Superior
    v. 8 n. 16 (2020)

    Editorial

    O número 16 de 2020 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição especial sobre Ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Superior.

    A pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior tem crescido nos últimos anos, nomeadamente no que diz respeito às pesquisas efetuadas pelo professor de Matemática do Ensino Superior sobre a sua própria prática de ensino, mas também no que diz respeito às dificuldades de aprendizagem e insucesso em Matemática dos alunos do Ensino Superior. No entanto, apesar das inúmeras problemáticas relativas a esta área, é ainda pouca a visibilidade destes estudos.

    Deste modo, este número temático reune estudos que relatam investigações relacionadas com o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Superior, que fornecem contributos para o Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior e que ilustram interações produtivas entre pesquisadores em Educação Matemática e matemáticos.

    Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências, práticas, sentimentos e pesquisas sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!

    Editores convidados:

    Profa. Dra. Alexandra Gomes  (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Prof. Dr. Floriano Viseu (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Prof. Dr. Pedro Palhares (UMinho - Instituto de Educação, Portugal)

    Editoras do BOEM responsáveis pela publicação temática:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC/FAED)

    Profa. Dra. Elisa Henning (UDESC/CCT)

    Doutoranda Maura Pauletto Taschetto  (UDESC/PPGE)

    Mestranda Anelise Girardi (UDESC/PPGE)

  • Edição Temática: Educação Matemática e Filosofia da Diferença
    v. 8 n. 17 (2020)

    Editorial

    O número 17 de 2020 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição especial sobre Educação Matemática e Filosofia da Diferença.

    Deleuze, na obra Crítica e Clínica (1997), nos apresenta a gagueira como uma possibilidade criativa que, ao desorganizar a língua, cria modos de conferir outras musicalidades à escrita e ao pensamento. Gravitando em torno de Samuel Beckett, Ghérasim Luca, Kafka e Proust, o filósofo nos convida a pensar a gagueira como uma espécie de dique, que interrompe o trabalho contínuo da esteira que carrega os significados e a musicalidade instituída, aquela já dada pela língua. Em outras palavras, trata-se de um convite para hesitarmos, para suspendermos os automatismos da língua, das palavras e dos significados naturalizados. Como efeito dessa interrupção, teríamos a possibilidade de construção de novos fluxos que, transitando por bifurcações e variações, gerariam novos engates e quiçá novas melodias para embalar o pensamento e a escrita. Esta edição temática quer apostar nesta aventura do pensamento e questiona nossa possibilidade de fazer gaguejar, ou minimamente fissurar, tremular a língua que insiste em querer falar, em querer dizer, em querer imprimir significados fixos para a Educação Matemática. A ousadia está na possibilidade de fazermos emergir novos engates, “uma linguagem afetiva” como diz o filósofo para quem sabe, conferir outros modos de existência para nosso campo de atuação e quiçá para nós mesmos. 

    DELEUZE, G. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pal Pélbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

    Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências, práticas, sentimentos e pesquisas sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Claudia Glavam Duarte – UFRGS/Campus Litoral Norte

    Profa. Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves – UFPA/Campus Castanhal

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos – UDESC/Centro de Ciências Humanas e da Educação

  • BOEM
    v. 8 n. 15 (2020)

    Edição regular - outubro/2020.

  • Dossiê Temático: Linguagem matemática na perspectiva da filosofia de Wittgenstein
    v. 7 n. 14 (2019)

    Os estudos em Linguagem Matemática avançaram a partir de pesquisas no século XXI, com trabalhos que versam sobre reflexões a respeito do ensino e da aprendizagem dessa disciplina, pelo viés da linguagem. Por outro lado, os estudos pautados na perspectiva do filósofo Ludwig Wittgenstein, em particular, se constituem como contribuição tanto para o campo de pesquisa na Educação Matemática, quanto para o ensino de Matemática, versando sobre temas como: tradução de textos matemáticos em situações de aprendizagem, o aprendizado de regras matemáticas, jogos de linguagem em sala de aula, a terapia filosófica wittgensteiniana como esclarecedora de conceitos educacionais, entre outros.

    Editores convidados:

    Profa Dr.ª Marisa Rosâni Abreu da Silveira (UFPA)

    Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa (UNIFESSPA)

    Prof. Dr. Paulo Vilhena da Silva (UFPA)

    Editora do BoEM responsável pelo dossiê:

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC) 

  • BoEM
    v. 7 n. 13 (2019)

    Caros(as) leitores(as) e autores(as)

    Esta é a décima terceira edição do BoEM, a primeira publicada em 2019. Agradecemos a todos os autores por acreditarem neste periódico enquanto espaço de divulgação científica em Educação Matemática. Deixamos também um agradecimento especial a todos os pareceristas que tornaram possível esta edição participando dela como avaliadores dos quarenta e sete recebidos e avaliados neste primeiro semestre de 2019, em um processo que resultou na publicação dos seis artigos aqui apresentados.

    Desejamos a todos(as), ótimas leituras e reflexões.

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

  • BoEM
    v. 6 n. 12 (2018)

    Caros(as) leitores(as)

    Esta é a décima segunda edição do BoEM, terceira de 2018. Neste ano, publicamos duas edições temáticas sobre produtos educacionais desenvolvidos em cursos de Mestrado Profissional e, agora, uma edição regular que conta com nove artigos que contam com a diversidade de oito estudos brasileiros realizados em sete diferentes Estados da Federação (RS, SC, PR, SP, AM, RO, CE) e um estudo internacional realizado em Lisboa, Portugal. Neles, há vinculação a cursos de Pós-Graduação e a cursos de Graduação, com a preocupação central de discutir temas relevantes para a Educação Matemática, da Educação Básica ao Ensino Superior.

    Desejamos a todos(as) uma boa leitura e aproveitamos para desejar os melhores votos para 2019.

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

     

  • Dossiê Temático: Produtos Educacionais e Educação Matemática - Parte 2
    v. 6 n. 11 (2018)

    Caro(a)s Leitor(as)es!

    Apresentamos a segunda parte do Dossiê Temático Produtos Educacionais e Educação Matemática que divulga a produção, principalmente, dos cursos de Mestrado Profissional brasileiros. Destacamos a relevância da divulgação dos Produtos Educacionais relacionados à Educação Matemática que, tanto nos contextos do Mestrado Profissional quanto em contextos de Iniciação Científica ou de Pesquisas na sala de aula, revelam possibilidades de se aprender conhecimentos matemáticos, com uma diversidade de temáticas e metodologias.

    Parabenizamos a todos os Professores e Professoras pelo seu dia, 15/10/2018 –  data em que publicamos esta edição – e que continuemos a praticar uma educação inclusiva e democrática nesses tempos temerosos!

     

    Editores e organizadores:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF)

    Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva (UNIFAL)

    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC)

     

    Boa leitura e divulgem!!!
  • Dossiê Temático: Produtos Educacionais e Educação Matemática - Parte 1
    v. 6 n. 10 (2018)

    Caro(a)s leitor(as)es!

    Apresentamos a primeira parte do Dossiê Temático Produtos Educacionais e Educação Matemática que divulga a produção, principalmente, dos cursos de Mestrado Profissional brasileiros. O trabalho de avaliação e editoria dos artigos foi feito em parceria para dar visibilidade aos produtos educacionais relacionados à Educação Matemática que vêm sendo desenvolvidos nos cursos de Mestrado Profissional, bem como em outros contextos.

    Editores e organizadores:

    Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Jr. (UFJF)
    Prof. Dr. Guilherme Henrique Gomes da Silva (UNIFAL)
    Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC)

    Boa leitura!

  • BoEM
    v. 5 n. 9 (2017)

  • BoEM
    v. 5 n. 8 (2017)

  • BoEM
    v. 4 n. 6 (2016)

  • BoEM
    v. 3 n. 5 (2015)

  • BoEM
    v. 3 n. 4 (2015)

  • BoEM
    v. 2 n. 3 (2014)

  • BoEM
    v. 2 n. 2 (2014)

  • BoEM
    v. 1 n. 1 (2013)