avaliações externas, escolas, professores de matemática, máquinas de guerra, aparelhos de estado,
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08172020249Palavras-chave:
Avaliações Externas, Professores de Matemática, Escolas, Filosofias da DiferençaResumo
Nesta produção inventiva multiplicamos efeitos de avaliações externas em espaços escolares. Nesse movimento, nossas produções flertam em diálogos com alguns escritos de Gilles Deleuze e Felix Guattari, com outros pesquisadores que se inventam em conceitos destes pensadores, com entrevistas com professores de matemática de escolas públicas do Ensino Fundamental. Nessa produção inventiva somos produzidos por afetos que atravessam uma estratégia neoliberal que se esforça em produzir a escola como uma mercadoria em detrimento à uma escola como direito. Efeitos de avaliações externas são produzidos em pressões e vigilâncias operados nas escolas, em privilégios e supremacia de uma disciplina em função de outra, em situações de adoecimentos de professores, em promessas de melhoria e qualidade da educação, em alunos como números, em...
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