Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020108

Palavras-chave:

Matemática e Música, Educação Matemática, Filosofia

Resumo

Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando-as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de frações, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos. Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno. Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo-nos no conceito filosófico de ritornelo para pensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Científica e Tecnológica - UFSC

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Publicado

2020-11-30