Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020108

Palabras clave:

Matemática e Música, Educação Matemática, Filosofia

Resumen

Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando-as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de frações, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos. Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno. Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo-nos no conceito filosófico de ritornelo para pensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática.

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Biografía del autor/a

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Científica e Tecnológica - UFSC

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Publicado

2020-11-30

Cómo citar

TAPIA SARTORI, Alice Stephanie; FARIA, Juliano Espezim Soares. Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 108–127, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020108. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18204. Acesso em: 5 nov. 2024.