Etnomatemática, jogos de linguagem e movimentos de contraconduta de mulheres no ocupar o Quadrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020034

Palavras-chave:

Etnomatemática, Jogos de linguagem, Contraconduta, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que objetivou identificar e analisar os jogos de linguagem produzidos por um grupo de mulheres moradoras do Quadrado, comunidade localizada no bairro Porto da cidade de Pelotas/Rio Grande do Sul, quando narram as suas vivências durante a ocupação. Os aportes teóricos utilizam teorizações pós-estruturalistas, tendo por referência estudos na perspectiva etnomatemática de Knijnik, Wanderer, Giongo e Duarte (2013), nos jogos de linguagem de Wittgenstein (2000) e no conceito de contraconduta de Michel Foucault (2008). A investigação foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e, para a coleta de dados, de inspiração etnográfica, com instrumentos de observação participante, diário de campo e fotografias. Para compor a produção dos dados utilizou-se entrevistas narrativas, quando quatro moradoras, de gerações diferentes, relatam as suas vivências sobre a ocupação. O material coletado foi analisado de forma descritiva-analítica conforme as ideias de Paraíso (2012), considerando, como ferramentas analíticas, a noção de contraconduta de Foucault (2008) e de jogos de linguagem, usos, semelhanças de família e formas de vida de Wittgenstein (2000). Neste trabalho discutimos as narrativas das mulheres sobre formas de ocupar o local. As análises apontam que os jogos de linguagem das mulheres são provenientes de práticas por elas vivenciadas à medida que foram se estabelecendo no lugar; suas lutas, resistências e movimentos de contraconduta. Evidenciamos a existência de outras formas de matematizar; mensurar, associar, classificar, indicar tempo, presentes no processo de ocupar o Quadrado.

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Biografia do Autor

Letiane Oliveira da Fonseca, Colégio Municipal Pelotense, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas/RS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel, professora de matemática da rede pública municipal de ensino, em Pelotas/RS.

Márcia Souza da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS; Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEMAT, do Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

DA FONSECA, Letiane Oliveira; FONSECA, Márcia Souza da. Etnomatemática, jogos de linguagem e movimentos de contraconduta de mulheres no ocupar o Quadrado. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 34–51, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020034. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18287. Acesso em: 28 mar. 2024.