Hiperativismo pedagógico

Autores

  • Luana Rafaela da Silva Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Simone Moura Queiroz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020198

Palavras-chave:

Educação Matemática, Filosofia da Diferença, Discurso, Práticas Pedagógicas, Hiperativismo Pedagógico

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre o movimento discursivo consolidado no ensino de matemática, pois, se por um lado sempre existiu uma corrente discursiva sobre a dificuldade na disciplina, percebe-se um novo movimento, constituído de discursos, práticas, métodos e prescrições por acreditar que esses são capazes de reverter e tornar a matemática mais interessante e acessível. Aproxima-se das contribuições teóricas das escritas sobre discurso de Foucault, bem como algumas considerações de autores do campo da Educação Matemática, propomos pensar sobre a desestabilização das verdades que circulam nesse campo. Tramas que foram construídas através de entrevistas envolvendo dois professores e dois alunos nessa dinâmica social, produtora de saberes, poderes e verdades enquanto processo de fabricação de uma docência dada, conduzindo a pensar a singularidade dos sujeitos professores. Dessa maneira, evidenciou como os sujeitos são efeitos discursivos, reverberando e pondo em práticas os saberes materializados em documentos curriculares que se tornam práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Luana Rafaela da Silva Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação de Ciências e Matemática - PPGECM, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação Plena em Matemática pelo mesmo Campus no período de (2012 - 2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Diferença - GDP. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Trabalhou como Professora de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental Anos Finais na rede privada de Caruaru. Tem forte interesse pela área de Educação Matemática. Tem dedicado-se a compreender temas como: Dificuldades em Matemática, ensino de Matemática e Filosofia da Diferença

Simone Moura Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença (CNPq). Docente permanente do programa de pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (UFPE/CAA). Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro (2015), mestre em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2010), especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco - Recife (2006), graduada em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife (2003). Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Diferença e Educação Matemática, Devir Docente, Tendências em Ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Cartografia da subjetividade.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

DA SILVA COSTA, Luana Rafaela; QUEIROZ, Simone Moura. Hiperativismo pedagógico. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 198–215, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020198. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18211. Acesso em: 5 nov. 2024.