Hiperativismo pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08172020198Keywords:
Educação Matemática, Filosofia da Diferença, Discurso, Práticas Pedagógicas, Hiperativismo PedagógicoAbstract
Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre o movimento discursivo consolidado no ensino de matemática, pois, se por um lado sempre existiu uma corrente discursiva sobre a dificuldade na disciplina, percebe-se um novo movimento, constituído de discursos, práticas, métodos e prescrições por acreditar que esses são capazes de reverter e tornar a matemática mais interessante e acessível. Aproxima-se das contribuições teóricas das escritas sobre discurso de Foucault, bem como algumas considerações de autores do campo da Educação Matemática, propomos pensar sobre a desestabilização das verdades que circulam nesse campo. Tramas que foram construídas através de entrevistas envolvendo dois professores e dois alunos nessa dinâmica social, produtora de saberes, poderes e verdades enquanto processo de fabricação de uma docência dada, conduzindo a pensar a singularidade dos sujeitos professores. Dessa maneira, evidenciou como os sujeitos são efeitos discursivos, reverberando e pondo em práticas os saberes materializados em documentos curriculares que se tornam práticas pedagógicas.
Downloads
References
AURICH, Grace da Ré.; PINHO, Patrícia Moura. Jogos de verdade e o bom professor de matemática. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, IX, 2012, Caxias do Sul – RS. Anais. Anped: Rio de Janeiro. v. 1, p. 1-19, 2012.
AURICH, Grace da Ré. Reescrita de Si: Invenção de uma Docência em Matemática. 2017. 152f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2017.
BATISTA, Fabio; BACCON, Ana Lúcia Pereira; GABRIEL, Fábio Antônio. Pensar a escola a partir de Foucault: uma instituição disciplinar em crise? Inter-ação, (UFG. Online). v. 40, p. 1-16, 2015.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática. Proposições, v. 4, n. 1, 1993.
BRÍGIDO. Edimar Inocência. Michel Foucault: Uma análise do poder. Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 56-75, jan./jun. 2013.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. de Ingrid Muller Xavier; revisão técnica de Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CATTO, Cândida. Educação como subjetivação. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 7, n. 2, p. 36-48,2010.
COSTA, Luana Rafaela Silva; QUEIROZ, Simone Moura. O gostar de matemática: Discurso, desejo e marca. In: Maria Fernanda dos Santos Alencar; Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda; Maria Fabiana da Silva Costa; (Org.). Educação, estado e diversidade: perspectivas e desafios. 1 ed. Recife: Editora UFPE, v. 5, p. 17-37, 2019.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Trad. de Wanderson Flor do Nascimento. Barcelona: Gedisa, p. 155-161, 1990.
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: 34 ed., 2013.
DUARTE, Claudia Glavam.; SARTORI, Alice Stephanie Tapia. Foucault e Deleuze: provocações ao discurso da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). v. 10, n. 22, 2017.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/Michel Foucault. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
LENZI, Giovana da Silva. Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática. 2008. 140f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2008.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento. Ser bom professor de matemática: a visão de professores iniciantes. In: CEMACYC, I, Anais. República Dominicana, 2013. In:http://funes.uniandes.edu.co/4239/1/MattosSerbomCemacyc2013.pdf. Acesso em 26 de fev. de 2019.
OLIVEIRA, Claudio José. Discursos sobre a matemática escolar: um estudo a partir da Revista Nova Escola. In: Reunião Anual d Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, XXX, 2007, Caxambu - MG. Anais. Rio de Janeiro: Anped, 2007. v. 1, p. 1 - 16.
OLIVEIRA, Claudio José. Políticas educacionais e discurso sobre matemática escolar: um estudo a partir da revista nova escola. 2006. 210f. Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006.
QUEIROZ, Simone Moura. A educação em meio ao Hiperativismo sócio-cultural do mundo líquido. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2016, São Paulo. Anais. São Paulo: SBEM, 2016. v. 1, p. 1-9.
QUEIROZ, Simone Moura. Sala de aula: sociedade de controle, comprismo e hiperativismo socio-virtual versus o cuidado de si. In: Maria Fernanda dos Santos Alencar; Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda; Maria Fabiana da Silva Costa. (Org.). Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem: práticas pedagógicas e contribuições das políticas públicas. 1 ed. Caruaru: UFPE, v. 6, p. 135-158, 2019.
QUEIROZ, Simone Moura. Movimentos que permeiam o devir professor de matemática de alguns licenciandos. 2015. 208f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.
RECH, Ilona Patrícia Freire. A “hora da atividade” na educação infantil: um estudo a partir de um centro de educação infantil público municipal. 2004, 136f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis – SC, 2004.
SARTORI, Alice Sthephanie Tapia.; DUARTE, Claudia Glavam. Uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana: As práticas lúdicas na Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), v. 8, número temático, 2015.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a educação. 2 ed. 1 reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.