Interface entre Educação Infantil e Educação Especial: estudos sobre o atendimento às crianças na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0006

Palavras-chave:

educação especial, educação infantil, educação inclusiva

Resumo

Este estudo se propôs a identificar pesquisas em programas de mestrado e doutorado relacionadas à interface entre Educação Infantil e Educação Especial. Apresentou-se um breve panorama sobre a Educação Infantil e a Educação Especial em seus aspectos legais e quanto à formação do professor. A partir do procedimento bibliométrico, verificou-se a quantidade de trabalhos, ano de defesa e nível (mestrado ou doutorado). Para busca foram utilizados os descritores: “Educação Infantil” e “Educação Especial”, no banco de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, houve refinamento na grande área de conhecimento: Ciências Humanas. Totalizando o corpus deste trabalho em 13 teses e 45 dissertações. Verificou-se a distribuição temporal das produções científicas de 2004 a 2019, bem como por regiões do país com maior concentração na região Sudeste seguida pela região Sul; por dependência administrativa a maior parte da produção científica foi realizada em IES de nível Federal; os Programas de Pós-Graduação com pesquisas dentro da interface se dividiram em três áreas: Educação, Educação Especial e Educação Escolar e a população de abrangência registrada foi a maioria sobre deficiências de modo geral seguida pela deficiência intelectual e número menor quanto às outras deficiências.

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Biografia do Autor

Fabiane Fantacholi Guimarães, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia (2009), Especializações em Psicopedagogia Institucional (2010), Educação Especial (2012), EAD e as Tecnologias Educacionais (2014) e Docência no Ensino Superior (2017). Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Universidade Norte do Paraná-Londrina - 2019). Integrante dos Projetos de Pesquisa: Estudo do perfil das brinquedotecas em centros municipais de educação infantil brasileiros e Jogos e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem (UNOPAR - atualmente).

Patrícia Alzira Proscêncio, Universidade Norte do Paraná

Doutoranda em Educação pela UNESP (2018). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Especialista em Arte-Educação - INSEP (2014); Especialista em Metodologia da Ação Docente - UEL (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2016) e Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1999); Docência no ensino superior: cursos de Pedagogia, Educação Física e Artes Visuais na Universidade UNOPAR - EaD e Anhanguera Educacional.

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Norte do Paraná

Docente titutar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR- Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Doutora em Psicologia e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e bolsista pela Fapesp. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Especial, Estimulação Precoce, Psicopedagogia Institucional e Clínica. Possui graduação em Pedagogia.

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Publicado

17-06-2021

Como Citar

GUIMARÃES, Fabiane Fantacholi; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella. Interface entre Educação Infantil e Educação Especial: estudos sobre o atendimento às crianças na atualidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0006, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15673. Acesso em: 28 mar. 2024.

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