v. 16 n. 3 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

					Visualizar v. 16 n. 3 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão

Dossiê Leituras inclusivas do mundo: estéticas contemporâneas para a reversão da invisibilidade

Organizadoras: Rosa Iavelberg e Mônica G.T. do Amaral

Capa: Fotografia de Cristina Rosa e Arte gráfica por Clarissa Santos.

Revista trimestral do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão. Volume 16, n.3 de 2020 - Julho/Setembro

Data publicação: 01 de Julho de 2020.

Publicado: 01-07-2020

Edição completa

Editorial

  • Editorial v16 nº3

    Revista Educação, Artes e Inclusão
    001-008
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020001

LEITURAS INCLUSIVAS DE MUNDO

  • Contribuição da cultura afro-americana à filosofia

    Christian Béthune
    010-030
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020010
  • Educating black youth through Hip-Hop studies

    Halifu Osumare
    031-050
  • O graffiti nas ruas de Cuiabá: uma análise semiótica de imagens subversivas

    Juliano Batista dos Santos, José Serafim Bertoloto, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini
    051-072
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020051
  • Por uma epistemologia sul-americana com base nas culturas afro-brasileiras: um debate sobre o ensino culturalmente relevante nas escolas públicas de Ensino Fundamental

    Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, Kleber Galvão de Siqueira Junior
    073-102
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020073
  • Cross-Cultural Narrative through graphic stories In Polisario Refugee Camps

    Rolf Laven
    103-124
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020103
  • Inclusão artística e cultural em contexto de saúde mental

    Rosa Iavelberg, Adriana Magro
    125-146
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020125
  • Aprendizes de si: percursos para sentir/pensar as artes e as culturas silenciadas

    Teodora de Araújo Alves
    147-172
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020147
  • Epistemologias e culturas silenciadas: por uma formação decolonial em Artes

    Ursula Rosa da Silva, Nadia da Cruz Senna
    173-195
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020173

Artigos

  • Caracterização física de salas de recursos multifuncionais e percepções de professores em relação à presença de jogos e tecnologia no atendimento educacional especializado

    Mara Silvia Spurio, Luciane Guimarães Batistella Bianchini
    196-215
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020196
  • Jogo Librário: Design for Change para comunicação e inclusão

    Flávia Neves de Oliveira Castro, Nadja Maria Mourão, Rita de Castro Engler
    216-244
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020216
  • A formação em Libras de professores que atuam no contexto educacional bilíngue com alunos surdos

    Sandra Cristina Malzinoti Vedoato
    245-265
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020245
  • Jogo cooperativo de ciências: o ensino de Libras para alunos ouvintes do quinto ano

    Clevia Bittencurt Ersching, Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    267-290
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020267
  • Uma proposta à leitura de imagens por pessoas com deficiência visual

    Andressa Dias Koehler, Gerda Margit Schütz Foerste
    291-311
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020291
  • Práticas docentes no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual: uma análise à luz da perspectiva inclusiva

    Louíze Roberta Mafra de Sousa, Carlos Erick Brito de Sousa
    312-342
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020312
  • Combinações elementares: potencialidades de um jogo didático no ensino fundamental e para a dislexia

    Jeferson Luis Zaranski, Luciane Godoi, Camila Silveira
    343-367
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020343
  • A percepção do sensível e o ensino da arte na contemporaneidade

    Josélia Schwanka Salomé, Maria Cristina Mendes
    368-388
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020368

Relatos de Experiência

  • Levando matemática e alegria para uma criança em tratamento com leucemia linfoide aguda

    Kelly Maiara Masur da Silva dos Santos, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Eliane Pinto de Góes, Marcos Lübeck
    389-411
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020389

Entrevista

  • Educação Especial no Brasil e em Cuba: entrevista com Neide da Silveira Duarte de Matos

    Neide da Silveira Duarte de Matos
    412-426
    DOI: https://doi.org/10.5965/198431781632020412