A arte na cultura surda
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0008Palavras-chave:
Arte, Arte surda, Comunidade Surda, Identidade SurdaResumo
A presente pesquisa tem por finalidade promover uma reflexão sobre como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação da identidade surda ao evidenciar sua importância para a vida dos surdos e sua comunidade. Neste trabalho empregou-se a abordagem qualitativa cujo levantamento bibliográfico nos levou a utilizar textos de autores que abordam a arte surda como: Anjos (2008), Caldas (2006); e a surdez como: Nakagawa (2012), Perlin (2008), Quadros (2004), Skliar (1998), Strobel (2008), dentre outros autores que possuem pesquisas com temas que colaboraram para a elaboração deste artigo cuja finalidade é promover reflexões acerca da importância da arte surda para os alunos surdos e a Comunidade Surda, ao passo que tentamos identificar a existência de carências que envolvem o uso dessa arte no cotidiano do surdo, assim como sua relevância no auxílio para o processo de inclusão dos surdos na sociedade e seus benefícios, tanto para os surdos quanto para sua comunidade e afins.
Downloads
Referências
ANJOS, Rosa Virgínia Oliveira dos. Autoestima resgatada pela identidade com artistas surdos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Curso de Especialização em Pedagogia da Arte. Porto Alegre, 2008. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/15702> Aceso em: 22 jul. 2021.
BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010.
CALDAS, Ana Luiza Paganelli. O filosofar na arte da criança surda: Construções e saberes. Dissertação(mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, 2006. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8735/000587787.pdf?sequence=1> Acesso em: 10 abr 2021.
CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia visual / Sinal na educação dos surdos. In: QUADROS, R. M.; PERLIN, G. Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul: 2007. p. 100-131.
CORNCINI LOPES, Maura (organizadora). CULTURA SURDA & LIBRAS. [S. l.]: UNISINOS, 2012. 283 p.
CRUZ, Andreza Nunes Real da. Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Artes – Profartes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/143081/cruz_anr_me_ia.pdf?sequence=3> Acesso em: 10 abr. 2021.
FUX, Maria. Dançaterapia. Tradução de Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus. 1988. Disponível em:<https://books.google.com.br/books?id=UC-oaR33_WsC&printsec=frontcover&dq=isbn:8532303153&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjcgpaNmbriAhVbIrkGHTwrDBsQ6AEIKTAA#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 10 abr. 2021.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. (Org.). 1997. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon. SENAC.
MULLER DE QUADROS, Ronice; PERLIN, Gladis (organizadoras). Estudos Surdos II. Petropolis, RJ: Arara Azul, 2007. 267 p. ISBN 978-85-89002-21-9.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). CNE/CEB. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução, Nº 2, de 11 de setembro de 2001. [S. l.], 31 nov. 2001.
NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012. <https://core.ac.uk/download/pdf/12428313.pdf> Acesso em: 15 abr. 2021.
NETO, Daniel Neves; JESUS, Luciana Pereira de e GOMES, Antenor Rita. Arte surda: interfaces entre cultura surda e cultura visual. Centro virtual de cultura surda-revista virtual de cultura surda, Edição 21, 2017. Disponível em: < http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/1%C2%BA%20Artigo%20de%20Santos%20Neto%20%26%20Pereira%20de%20Jesus%20%20%26%20Gomes.pdf> Acesso em: 15 abr. 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial, 10 jan. 2001.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei n°10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial, 25, abr. 2002.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 13.278/2016, de 2 de maio de 2016. Altera o 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: Diário Oficial, 3 maio 2016.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394/1996, de 2 de maio de 2016. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial, 23 dez. 1996.
QUADROS, Ronice Müller de. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa / Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à
Educação de Surdos - Brasília: MEC; SEESP, 2004. PDF.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Surdos: qual escola? qual escola? 22. ed. Manaus: Valer e Edua, 2011. 320 p. ISBN 978-85-7401-558-3.
SILVA, Adriana de Moraes da; ROCHA, Évila Caroline Soeiro. Musicalidade e surdez: a música como referência de um estudo sobre o processo de interação do surdo com seu meio social (p. 43-67). In: PINHEIRO, Moisaniel Oliveira; LIMA, José Willen Brasil; SILVA, Adriana de Moraes da (Orgs.). Surdez e inclusão educacional: diálogos acadêmicos acerca da educação de surdos. Porto Alegre- RS: Editora Fi, 2019.
SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre cultura surda. 2ª Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
SUTTON-SPENCE, Rachel; Traduzido por Cayley Guimarães. Porque precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n° 2/2014, p. 111-128. Editora UFPR. PDF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yuri Miguel Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.