Políticas Éticas
CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS PARA PUBLICAÇÃO
Editores
- Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento ao escopo da revista.
Avaliadores
- A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.
- As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.
- O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.
- Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor.
- Os pareceres devem justificar a decisão do avaliador e contribuir, sempre que possível, para a melhora do trabalho avaliado.
Autores
A indicação de autoria em um artigo submetido se deve apenas àqueles que:
a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo
O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso.
Retratação e manifestação de preocupação
O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.
A REAI tem como instrumento os fluxogramas COPE e o Guia para registro e publicação de retratação da SciELO para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos.
Reclamações e recursos
A REAI segue as diretrizes do COPE em relação a reclamações e recursos. Se você deseja apelar sobre uma decisão editorial ou fazer uma reclamação, você deve entrar em contato através do nosso e-mail (revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com).
Caso o seu problema não possa ser resolvido pela redação, um dos Editores deve ser deve ser contatado.
Artigos apresentados em eventos científicos
A Revista Educação, Artes e Inclusão não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos. Para artigos originados de dissertações ou teses o autor deverá informar tal condição/situação no momento da submissão no campo “Comentários ao editor” e, caso o texto seja aprovado, deverá constar em nota de rodapé esta informação.
Nossas diretrizes para o código de ética tem por base as orientações da COPE. Outras situações ou casos omissos, serão resolvidos considerando as diretrizes do referido comitê.
CONFLITO DE INTERESSES
O conflito de interesses pode ser de ordem acadêmica, pessoal, política, comercial, financeira ou, ainda, de outra natureza. O conflito de interesses é um processo ou uma situação em que autores, revisores ou editores possuem interesses, visíveis ou não, que podem influir na produção dos dados, na redação ou na avaliação/revisão do manuscrito. O processo de revisão por pares, a atividade dos editores e a credibilidade das informações presentes nos manuscritos estão associados à gestão do conflito de interesses.
As/Os autoras/es do manuscrito deve(m) informar obrigatoriamente se existe ou não conflito de interesses por meio de uma declaração. Esta deverá ser obrigatoriamente anexado no Passo 4 – transferência de documentos suplementares. Nos manuscritos em que houver conflito de interesses essa informação deverá constar obrigatoriamente em uma nota de rodapé presente no início do texto.
As/Os revisoras/es devem obrigatoriamente informar a equipe editorial da revista sobre a presença de conflito de interesses declarando-se não qualificados para proceder à avaliação do manuscrito.
As/Os avaliadoras/es ad hoc deve(m) obrigatoriamente dar ciência aos editores da Revista de quaisquer conflitos de interesse que possam ter influência em sua opinião sobre o manuscrito, e, se for o caso, deve(m) declarar-se não qualificado(s) para dar-lhe parecer.
As/Os editoras/es, por sua vez, deve(m) obrigatoriamente comunicar ao Conselho Editorial da revista caso haja conflito de interesses relativamente ao manuscrito, para que o processo de avaliação seja acompanhado pelo colegiado de forma transparente.
VERIFICAÇÃO DE ORIGINALIDADE (DETECÇÃO DE PLÁGIO)
A revista Educação, Artes e Inclusão é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, conforme o estabelece a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD, nos seus Art 3° e Art 23.