Educação inclusiva na educação infantil: estudo exploratório em um município do estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178172021e0015Palavras-chave:
Deficiência, Laudo, Diagnóstico, Inclusão, Educação InfantilResumo
O presente estudo tem como temática a presença de crianças com deficiência na Educação Infantil. O objetivo da pesquisa foi conhecer como ocorre a inserção desses alunos nos centros de educação infantil. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações, revistas e, leis. Posteriormente, um estudo exploratório tendo como recursos para a coleta de dados entrevistas e questionários. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil (CEI), de um município do estado de Goiás, Brasil. Participaram do estudo a coordenadora municipal da inclusão na Educação Infantil, a diretora do CEI, bem como sete pedagogos e cinco professores de apoio desse mesmo centro. Os resultados encontrados mostram que, cada vez mais, as crianças com deficiência estão sendo matriculadas na Educação Infantil e chegando nos CEIs já com o laudo “em mãos”. Entretanto, este documento não pode ser um pré-requisito para a inclusão, mas reconhecemos o seu valor para o encaminhamento dos alunos a profissionais especializados. Concluímos que a cada dia que passa os profissionais da educação e os municípios estão mais conscientes em relação ao seu papel na inserção das pessoas com deficiência, no entanto, há muito caminho a ser percorrido para que se cumpra as medidas estabelecidas nos documentos legais sobre a inclusão nas escolas regulares.
Downloads
Referências
ALVES, Teixeira Tatiane. O Laudo Clínico, a sala de aula e o professor. Revista Digital Tendência Inclusiva. 2017. Disponível em: https://www.tendenciainclusiva.com.br/single-post/2017/11/19/O-LAUDO-CL%C3%8DNICO-A-SALA-DE-AULA-E-O-PROFESSOR. Acesso em: 20 mai. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo/SP: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais- DEFICIÊNCIA FÍSICA. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.
______. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: 23/12/1996.
______. A Consolidação da Inclusão Escolar no Brasil (2003 a 2016). Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a-consolidacao-da-inclusao-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
______. Lei nº 13.146 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Diário Oficial da União: 07/07/2015.
______. A consolidação da inclusão escolar no Brasil (2003 a 2016). Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Diretoria de Políticas de Educação Especial. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a-consolidacao-da-inclusao-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 12 set. 2018.
CRUZ, Mara Lúcia Reis Monteiro da. Estratégias Pedagógicas para Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Rio de Janeiro, 2014.
DINIZ, Debora. O que é Deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FAVA, Maria Augusta Avença. Dificuldades de Aprendizagem: percepções e atitudes dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado) - Instituto Superior de Educação e Ciências. Lisboa – Portugal. Outubro, 2011.
FIGUEIREDO, Mirela de Oliveira; MATSUKURA, Thelma Simões; EMMEL, Maria Luísa Guillaumon. Práticas de identificação e estratégias de ensino para alunos com dificuldades de aprendizagem. Revista FSA, Teresina, v. 10, n. 2, art. 7, pp. 116-130, Abr./Jun. 2013.
FLEITH, Denise de Souza. Educação infantil: saberes e práticas da inclusão - altas habilidade/superdotação. 4, ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GOMES, Ana Maria Salgado; TERÁN Nora Espinosa. Transtornos de Aprendizagem e Autismo. Equipe Cultural, 2014.
GUGEL, Maria Aparecida. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. 2008. Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php. Acesso em: 12 mai. 2018.
INSTITUTO ABCD. Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem: por que o aluno não aprende? 2013. Disponível em: http://www.institutoabcd.org.br/portal/arquivos/1372103012_modulo_2_final_webv8.1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.
JANNUZZI, Gilberta de Martinho. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.
JOSÉ, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. 13. ed. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2011.
LOPES, Ivair Ximenes. A Sétima Cruzada. 2012. Disponível em: http://blog.msmacom.com.br/a-setima-cruzada/. Acesso em: 18 mai. 2018.
MALUF, Maria Irene. Crianças com Dificuldade de Aprendizagem. Direcional Escolas - Revista do Gestor Escolar. 2013. Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/criancas-com-dificuldade-de-aprendizagem/. Acesso em: 20 mai. 2018.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MORAES, Deisy Nara Machado. Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica. Revista de Educação do IDEAU v.5 - n.10 - Janeiro - Junho 2010.
NASCIMENTO, Maria Inês Corrêa [et al.]. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
NUNES, Ana Silvia Duarte; CHAHINI, Thelma Helena Costa. A relevância da estimulação precoce à inclusão social e educacional de crianças com deficiência e de risco ambiental nas creches de tempo integral. III CONEDU (Congresso Nacional de Educação) 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID402_05032016005754.pdf. Acesso em: 07 mai. 2018.
OLIVEIRA, Josivania Feliciano. Dificuldades de Aprendizagem na Educação Infantil. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2014.
PAGANELLI, Raquel. O papel da escola quando há hipótese de diagnóstico de deficiência. 2018. Disponível em: http://diversa.org.br/artigos/o-papel-da-escola-quando-ha-hipotese-de-diagnostico-de-deficiencia. Acesso em: 20 mai. 2018.
RODRIGUES, Alba Simone Nunes Viana [et al.]. Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula: atuação do professor e estratégias de intervenção. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica./Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 1, p. 30-34, jan. / jun. 2015.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013.
SANCHES, Isabel; TEODORO, Antônio. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação. 2006, 8, 63-83.
SILVA, Aline Maira. Educação Especial e inclusão escolar. Curitiba/PR: Editora Intersaberes. 2012.
SILVA, C. P.; BORGES, R. L.; PAIVA, L. D. Acessibilidade de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Beau-Bassin/Maurícias: NEA, 2018.
SPINELLO, Naiara Carla. As dificuldades de aprendizagem encontradas na Educação Infantil. Revista de Educação do Ideau. Vol. 9 – Nº 20 - Julho - Dezembro 2014.
STEFANELLO, Maristela dos Santos Ferreira. Inclusão do aluno com Síndrome De Down no Ensino Regular. SIDROL NDIA/MS 2010. Disponível em: http://maristelastefanello.blogspot.com/2010/10/sindrome-de-down_2158.html. Acesso em: 21 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rosângela Lopes Borges

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.