Caracterização física de salas de recursos multifuncionais e percepções de professores em relação à presença de jogos e tecnologia no atendimento educacional especializado

Autores

  • Mara Silvia Spurio Universidade Pitágoras
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020196

Palavras-chave:

Jogos, Tecnologia, Ensino e aprendizagem, Atendimento Educacional Especializado, Salas de recursos Multifuncionais,

Resumo

A prática com jogos e tecnologia tem sido evidenciada como positiva para o processo de ensino e aprendizagem. No caso da Educação Inclusiva, o professor do Atendimento Especial Especializado (AEE) tem integrado jogos e tecnologias a este contexto? Realizada em um município da região norte do estado do Paraná, a presente pesquisa, caracterizada como qualitativa do tipo descritiva exploratória, objetivou: conhecercinco Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) que oferecem o AEE e, em especial, identificar os jogos de mesa e digitais utilizados pelos seus professores; analisar como as professoras das respectivas SRMs concebem a prática com jogos e tecnologias. Para a coleta de dadosutilizou-se um roteiro de observação da sala de recursos e entrevista semiestruturada com 24 questões. Os resultados revelaram que, na perspectiva dos docentes, o jogo e a tecnologia são relevantes para o trabalho no AEE e, apesar da precariedade dos recursos disponíveis nas SRMs, eles podem auxiliar no processo de inclusão escolar. Reflexões decorreram deste contexto, tais como a necessidade de reorganização do serviço de apoio, a aquisição de materiais pedagógicos significativos ao aluno e de Tecnologia Assistiva apropriados, bem como o investimento na formação do professor.

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Biografia do Autor

Mara Silvia Spurio, Universidade Pitágoras

Graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1996). Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Psicomotricidade. Atuação na Secretaria Municipal de Educação/Gerência Educacional de Apoio Especializado. Mestre em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Universidade do Norte do Paraná - Unopar, 2017). Integrante do Projeto de Pesquisa Estudo do perfil das Brinquedotecas em Centros Municipais de Educação Infantil brasileiros (atualmente - Unopar).

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Universidade Pitágoras

Docente titutar do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNOPAR- Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Pós-Doutora e Doutora em Psicologia - linha: psicologia educacional, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e bolsista pela Fapesp. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Educação Especial, Estimulação Precoce, Psicopedagogia Institucional e Clínica. Possui graduação em Pedagogia. Experiência na Educação Básica, Superior e pós Graduação na área de Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Perspectiva Piagetiana sobre o desenvolvimento Intelectual, Afetivo e Moral. Fracasso escolar, Práticas educativas inclusivas e intervenções por meio de jogos e diferentes linguagens em ambientes virtuais para alunos com ou sem necessidades educacionais especiais.

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

SPURIO, Mara Silvia; BATISTELLA BIANCHINI, Luciane Guimarães. Caracterização física de salas de recursos multifuncionais e percepções de professores em relação à presença de jogos e tecnologia no atendimento educacional especializado. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 196–215, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020196. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15110. Acesso em: 26 dez. 2024.