Relato de professores de um curso de licenciatura em química sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025189Palabras clave:
Inclusão; deficiência; formação de professores.Resumen
A garantia ao acesso de pessoas com deficiência está cada vez mais sendo posta em prática, sendo notável a preocupação da Universidade em atender de forma satisfatória as necessidades de estudantes com deficiência. Apesar das diferentes iniciativas para implementar a inclusão no nível universitário, ainda permanece uma barreira como as práticas excludentes dos docentes. Diante do exposto, a presente pesquisa objetivou investigar como os professores de uma Instituição de Ensino Superior pública situada no Sul de Minas Gerais, colocam em prática a inclusão em sala de aula. Para isto, utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professores da área de ensino de química da Universidade. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo, onde as informações coletadas foram agrupadas em categorias. Constatou-se que os docentes não possuem preparo pedagógico para ensinar alunos com deficiência em sala de aula. Além disso, a existência de um Núcleo de Acessibilidade na Universidade impulsiona certa comodidade nos professores em buscar pela formação continuada para um ensino inclusivo, mesmo estes reconhecendo a importância de uma formação especifica voltada para Educação Especial. Concluiu-se, portanto, que ainda é preciso reforçar a formação em cursos de licenciatura no Brasil para a perspectiva inclusiva, de forma a preparar os professores para o futuro trabalho com um aluno com deficiência e, também, conscientizar professores atuantes para a busca de uma formação continuada que contemple de forma significativa práticas e estratégias inclusivas.
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