Filme-vida: dispositivo para pensar integração e alternância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812032016255Keywords:
Educação, Artes, Inclusão, EnsinoAbstract
O presente texto contempla o relato de experiência docente como professora de Arte no Curso Técnico em Vestuário na modalidade Integrado – PROEJA-CERTIFIC. O Curso é oferecido no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Jaraguá do Sul, aliando a formação profissional em vestuário ao ensino básico de nível médio; possibilitando a Certificação de Saberes Profissionais pelo processo CERTIFIC e o Reconhecimento de Saberes Escolares. O relato objetiva apresentar e discutir a experiência a ação docente em Arte no Componente Curricular de Linguagens e suas tecnologias, em parceria com outros 3 professores (Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), com a constituição de dispositivos para “corporificar” o tempo social (horas complementares e alternância), aliando pesquisa e extensão como forma de integrar conhecimentos profissional e ensino básico de nível médio, no campo das linguagens. O dispositivo aqui tratado foi um filme-vida, o qual foi planejado, executado e apresentado (14° Didascálico - Mostra de Arte e Cultura – IFSC; realizado de 21 a 25/09/2015 nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis). Como considerações finais pensa-se a pesquisa e extensão em Linguagens, pelo viés do dispositivo do filme, uma forma viável de pensar o tempo social em cursos de PROEJA-CERTIFIC.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. Revista Outra Travessia n. 5,Ilha de Santa Catarina - 2° semestre de 2005 (https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743)
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação n.19, 2002 (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2006a. BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de Julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA - e dá outras providências. Brasília, DF, 2006b.
BRASIL. Ministério da Educação. Site de explicações sobre o CERTIFIC. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/programas?id=15266. Brasília, DF, 2010.
CISNERO, Leandro Marcelo. Ensino de Filosofia para uma Educação do Campo: uma experiência em assentamentos do MST no Interior de Santa Catarina. In: BROEMER, Leyli A. P..Et alii (org.) Escola e Vida – uma experiência pedagógica de estudo por complexos em assentamentos do MST no Estado de Santa Catarina. Florianópolis:Insular, 2013.
COAN, Marival. Formação profissional e politécnica. Florianópolis:IFSC, 2014.
FACHINELLO, Sandra A. R. Alternância? Não... Integração e contágio! Revista Linkscience Place, 2015. (ISSN:2358-8411/DOI: 10.17115)
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.) Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva – um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo:Cortez, 2010.
IFSC. Plano de Curso. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em Vestuário na modalidade EJA, Campus Jaraguá do Sul. IF-SC, 2011.
IFSC. Planejamento de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://pdi.ifsc.edu.br/files/2014/06/capitulo_2_final.pdf, 2014. Acesso em 15 out. 2015.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. SP: Zahar, 2007.
SILVA, Adriano Larentes. Currículo integrado. Florianópolis : IFSC, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.