O ensino da arte para a educação inclusiva na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020: um estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781820231e0044

Palavras-chave:

educação, artes visuais, inclusão, interdisciplinaridade, docência

Resumo

O presente trabalho analisa 13 artigos científicos publicados na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, contemplando as interdisciplinaridades nos espaços escolares e não escolares, as pluralidades no ensino das Artes Visuais e formação de professores para os processos da educação inclusiva. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender aspectos teóricos sobre o ensino das artes visuais nos processos de inclusão; contextualizar a Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020, com uma afinada seleção para este estudo, e apurar referenciais que apontem a necessidade de competências na formação da prática docente. Esta pesquisa exploratória e qualitativa propõe intervenções artísticas e analíticas, constituídas a partir da leitura, reflexão e percepção de artigos aqui apresentados em síntese. Do mesmo modo, buscou refletir sobre quais habilidades formativas à docência se apresentam diante desse processo, compreendendo que os equipamentos necessários para sua atuação devem se constituir em direção à uma ampliação de repertórios a serem oferecidos aos seus educandos, com o propósito de aproximação entre as heterogeneidades dos sujeitos existentes nesses espaços.

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Biografia do Autor

Berenice Queiroz da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Artes Visuais (2013) e em Pedagogia (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias na Escola pela UNIARA. 

Maria Laura Pozzobon Spengler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

06-10-2023

Como Citar

COSTA, Berenice Queiroz da; SPENGLER, Maria Laura Pozzobon. O ensino da arte para a educação inclusiva na Revista Educação, Artes e Inclusão entre os anos 2010 e 2020: um estado do conhecimento. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. e0044, 2023. DOI: 10.5965/198431781820231e0044. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20797. Acesso em: 27 abr. 2024.