Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020008Palavras-chave:
Narrativas de formação, Educação Artística, Ensino Superior, Escrita Dialógica,Resumo
Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrita formativa em educação artística. Por escrita dialógica, pretende-se frisar as potencialidades da construção de um texto que seja poliédrica, não hierarquizada, mas suficientemente fragmentada e entrecruzada para poder ser o reflexo de cada uma das autoras. Assume-se a narrativa como forma de pesquisa enquanto se escreve, uma escrita em devir e em diálogo pela qual se vai transformando a compreensão dos processos em análise e recriando os próprios processos de análise. Para além de uma reflexão teórica sobre a escrita e sobre as narrativas como processos de formação e investigação e de uma breve contextualização e apresentação metodológica, o artigo organiza as narrativas por temas, numa sucessão dialógica de textos de autoria individual, onde se mesclam discursos em prosa e poesia, comentados dialeticamente em textos conjuntos e posteriormente interpretadas do ponto de vista da formação e da investigação.
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