Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020008

Palavras-chave:

Narrativas de formação, Educação Artística, Ensino Superior, Escrita Dialógica,

Resumo

Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrita formativa em educação artística. Por escrita dialógica, pretende-se frisar as potencialidades da construção de um texto que seja poliédrica, não hierarquizada, mas suficientemente fragmentada e entrecruzada para poder ser o reflexo de cada uma das autoras. Assume-se a narrativa como forma de pesquisa enquanto se escreve, uma escrita em devir e em diálogo pela qual se vai transformando a compreensão dos processos em análise e recriando os próprios processos de análise. Para além de uma reflexão teórica sobre a escrita e sobre as narrativas como processos de formação e investigação e de uma breve contextualização e apresentação metodológica, o artigo organiza as narrativas por temas, numa sucessão dialógica de textos de autoria individual, onde se mesclam discursos em prosa e poesia, comentados dialeticamente em textos conjuntos e posteriormente interpretadas do ponto de vista da formação e da investigação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Caetano, Universidade de Lisboa

Ana Paula Viana Caetano é Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde coordena o grupo de investigação e ensino “Currículo e Formação de Professores”. Tem doutoramento em Ciências da Educação - especialidade de Formação de Professores.  Pesquisa temas relativos à Formação de Professores (nomeadamente desenvolvimento profissional, formação ética e dilemas dos professores, projetos de investigação-ação), à Educação e Cidadania (tais como educação e mediação intercultural  e comunitária, cyberbullying e violência na escola, emoções e ética no ensino superior, inclusão social) e à Educação e Artes (nomeadamente em projetos comunitários e no ensino superior).

Ana Luísa Paz, Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a tese Ensino da Música em Portugal (1868-1930): Uma história de pedagogia e do imaginário musical (2014), Mestra em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora auxiliar no Instituto de Educação da UL e está inserida na área de ensino e de investigação de Currículo, Formação de Professores e Tecnologias

Tem publicado sobre ensino artístico numa perspetiva crítica e histórica.

Ana Rocha, Universidade de Lisboa

Ana Serra Rocha, portuguesa, aluna de doutoramento em educação artística (2016) pela Universidade de Lisboa (Faculdade de Belas Artes do Porto, Lisboa e Instituto de Educação), apresenta um trabalho prático de investigação e experimentação onde reflete sobre O lugar da experiência do livro na mediação educativa e na reflexão epistemológica. No final de 2017 foi selecionada para a residência de investigação: Winter School. Paralelamente tem desenvolvido ateliers, workshops para crianças e famílias ma àrea da ludicidade, e recentemente para além de apresentar trabalhos em congressos e seminários, iniciou a realização de workshops relacionados com a sua pesquisa e investigação. Mestrada em Belas Artes pelo Edinburgh College of Art na Escócia (2000), desenvolveu um trabalho centrado em questões relacionadas com os rituais Célticos e as artes performativas. Já na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou (1996), as áreas da Pintura e escultura estiveram mais presentes. Realizou diversas exposições com projetos pontuais, e foi desenvolvendo diversas atividades relacionadas com as dinâmicas dos serviços educativos em diversas Instituições Nacionais; Bibliotecas Escolares, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, e outros espaços públicos. Desde 2010 tem vindo a desempenhar funções a nível profissional no departamento de educação da União de Freguesias Cascais e Estoril, coordenando o Projeto Crescer a Tempo Inteiro e implementou as primeiras ludobibliotecas do Concelho, onde acolhe, cria e desenvolve projetos de carácter cultural e social, a partir da rede de espaços lúdicos existentes na Freguesia.

Clara Marques, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Educação Artística ( ULisboa/  UPorto). Áreas de investigação e intreresse centradas na educaçao artística, envelhecimento, formação de adultos, educação não formal e comunitária, educação colaborativa, inclusão. Experiência profissional de cerca de 20 anos como técnica superior de educação. Docente do Ensino Superior Politécnico (ESE, IPLisboa). Frequentou a licenciatura em artes plásticas (Estgad-IPL ); licenciada em Educação social (ISCE, Lisboa); Especializada em Ciências da Educação - Educação Intercultural (ISPCE- Ulisboa). Formadora com Certificado de Competências Pedagógicas (IEFP, Lisboa).

Referências

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

CAETANO, Ana Paula; PAZ, Ana Luísa; ROCHA, Ana; MARQUES, Clara. Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 08–33, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/14906. Acesso em: 28 mar. 2024.