Narrativas de investigação e formação em Educação Artística no Ensino Superior: escrita dialógica em devir
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317816012020008Keywords:
Narrativas de formação, Educação Artística, Ensino Superior, Escrita Dialógica,Abstract
Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrita formativa em educação artística. Por escrita dialógica, pretende-se frisar as potencialidades da construção de um texto que seja poliédrica, não hierarquizada, mas suficientemente fragmentada e entrecruzada para poder ser o reflexo de cada uma das autoras. Assume-se a narrativa como forma de pesquisa enquanto se escreve, uma escrita em devir e em diálogo pela qual se vai transformando a compreensão dos processos em análise e recriando os próprios processos de análise. Para além de uma reflexão teórica sobre a escrita e sobre as narrativas como processos de formação e investigação e de uma breve contextualização e apresentação metodológica, o artigo organiza as narrativas por temas, numa sucessão dialógica de textos de autoria individual, onde se mesclam discursos em prosa e poesia, comentados dialeticamente em textos conjuntos e posteriormente interpretadas do ponto de vista da formação e da investigação.
Downloads
References
ALMEIDA, Marta Mateus de. Desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior. Orientadora: ngela Rodrigues. 2012. 438 f. Tese (Doutoramento em Educação - Formação de Professores) – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2013.
ATKINSON, Dennis. The adventure of pedagogy, learning and the not-known. Subjectivity, v. 8, n. 1, p. 43- 56. 2015.
BALDACCHINO, John. Art ± education: The paradox of the ventriloquist’s soliloquy. Sisyphus: Journal of education, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 62-79. 2015.
BENJAMIN, Walter. Sobre a arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús. La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, v. 7, n. 4, art. 12, 2006. Disponível em: http://jbposgrado.org/icuali/La%20investigacion%20biografica%20y%20narrativa%20en%20iberoamerica%20%20%20.pdf Acesso em: 5 dez. 2019.
CAETANO, Ana Paula.; PAZ, Ana Luísa.; NARDUELA, Absalão.; PARDAL, Adriana.; ROCHA, Ana.; RÉ; Sofia.; CORREIA, Cinayana.; MARQUES, Clara; SILVA, Helena.; ANDRADE, Joana.; CARVALHO, Manuela; MEIRELES, Teresa. As Artes no Ensino Superior – ‘Pedagogias do evento’ no Doutoramento em Educação Artística. In: GONÇALVES, Susana; COSTA, José Joaquim (Eds.), Diversidade no Ensino Superior. Coimbra: CINEP-IPCe, 2019. p. 239-260.
DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: Um manifesto de menos e o esgotado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
DELEUZE, Gilles.Spinoza et le problème de l’expression. Paris: Minuit, 1968.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Lisboa: Edições 70, 1998.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n1 Edições, 2013.
GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, Ruben. Why the arts don't do anything: Toward a new vision for cultural production in education. Harvard Educational Review, v. 83, n. 1, p. 211-237. 2013.
HERNANDEZ, Fernando H. La investigación basada en las artes. Propuestas para repensar la investigación en Educación. Education Siglo XXI, n. 26, p. 85-118. 2008.
IRWIN, Rita L. Becoming A/r/tography. Studies in Art Education, v. 54, n. 3, p. 198-215. 2013.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, v. 63, n. 3, p. 413-438, set/dez. 2007.
POPKEWITZ, Thomas. Historicizing how theory acts as ‘the retrieval’ apparatus in methods. In: FITZGERALD, T. (Ed.), Handbook of Historical Studies in Education: Debates, Tensions and Directions (22 pp.). Singapura: Springer, 2020, no prelo.
POWELL, Kimberly. Prelude. Moving from still life: Emerging conceptions of the body in arts education. In: BRESLER, L. (Ed.). International Handbook of Research in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2007. p. 1083-1086.
RICOEUR, Paul. Temps et récit. 3. Le temp raconté. Paris: Éditions du Seuil, 1985.
RICOEUR, Paul. O discurso da ação. Lisboa: Edições 70, 2014.
ROLFE, Linda. Using learner journals in teacher education in the arts. In: BURNARD Pamela; HENESSY, Sara (Eds.), Reflective practices in Arts Education. Dordrecht: Springer, 2009. p. 95-106.
SOUZA, Elizeu Clementino. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 11, p. 39-50. 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ana Paula Caetano, Ana Luísa Paz, Ana Rocha, Clara Marques
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.