v. 7 n. 2 (2021): Dewey: Educação, Artes Visuais e Experiência

					Visualizar v. 7 n. 2 (2021): Dewey: Educação, Artes Visuais e Experiência

Organizadores do Volume

Profa. Dra. Jociele Lampert
Prof. Dr. Fábio Wosniak

A Revista Apotheke aborda neste dossiê articulações entre Educação, Artes Visuais e Experiência, considerando as contribuições do filósofo norte-americano John Dewey (1859-1952) para o campo das Artes, da Educação e da Arte Educação, compreendendo o ensino das artes visuais, assim como, artes cênicas e música. A teoria deweyana apresentou e, continua apresentando um novo projeto filosófico para pensar as condições e os valores sociais que envolvem uma ideia de conhecimento próximo às experimentações cotidianas da vida, onde mente e corpo, vida, arte e educação não são compartimentos, mas fazem parte de uma unidade que compõe a vida. Dewey nos convoca a pensar acerca da união das coisas, teoria/prática, arte/vida, educação/vida. Seguindo este pressuposto, o percurso de ensinar e aprender, voltado a uma reflexão crítica, o desafio estaria em romper com a fronteira que distingue a vida das demais coisas, ou seja, recompor essa associação impulsionaria a potência criadora do aprender-da-experiência.

Neste volume a Revista Apotheke convida a todos/as a “pensar” com Dewey, a aprender a apreender a partir da sua filosofia da experiência ou experencialidade, no qual as coisas não estão separadas da vida. A ideia do Dossiê é buscar uma atualização dos conceitos deweyanos, rompendo com as fronteiras e dicotomias. Um convite para nos re-apropriarmos dos conceitos do filósofo, sem encontrarmos respostas definitivas, mas instaurar condições e possibilidades de pesquisas, onde a mudança e a criatividade estejam vivas.

Publicado: 2021-10-31

Edição completa

Artigos Seção temática

Traduções