A experiência de vida das múltiplas infâncias e juventudes adolescentes na pandemia do Covid-19: Dewey e as práticas pedagógicas no ensino de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021176Palavras-chave:
Pandemia, Experiência, Ensino, Artes VisuaisResumo
O presente artigo reflete sobre as experiências de vida tidas na pandemia do Covid-19, em especial, as das crianças e dos adolescentes. Observamos, no âmbito da pandemia, as manifestações artísticas suscitadas e as vulnerabilidades sociais agravadas presentes na infância e na adolescência. Buscamos compreender essas experiências, a fim de pensar sobre o Ensino de Artes Visuais, especificadamente, os seus conteúdos curriculares, pensando no contexto de diferentes infâncias e juventudes adolescentes. Em segundo momento, discorremos sobre o Ensino de Artes Visuais diante da pandemia, com apoio na perspectiva de Dewey (2011), em especial, no seu capítulo intitulado ‘A organização progressiva das matérias e conteúdos curriculares’. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica de livros, capítulos de livros, artigos e sites eletrônicos e consultas em plataformas virtuais de Artes Visuais. Concluímos que as visualidades da pandemia atuam como pedagogias culturais e que o Ensino de Artes Visuais pode abarcar a experiência de vida dos estudantes, a partir de conteúdos que proponham a reflexão sobre o momento contemporâneo.
Downloads
Referências
ABE, Stephanie Kim. Educação versus violência sexual contra crianças e adolescentes. CENPEC Educação. São Paulo, 18 abr. 2021. Juventudes. Disponível em: <https://www.cenpec.org.br/noticias/a-educacao-contra-o-abuso-a-violencia-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes> Acesso em: 14 jun. 2021.
BOEMER, Raphael. Como a pandemia impacta crianças em situação de rua. [Entrevista concedida a] Cecília Garcia, Portal Aprendiz, São Paulo, 11 ago. 2020. Transformar a Cidade. Disponível em: <https://portal.aprendiz.uol.com.br/2020/08/11/como-a-pandemia-impacta-criancas-em-situacao-de-rua/> Acesso em: 04 jun. 2021.
BÖCKMANN, ESTELA. Pandemia e Arte: resistência frente ao novo coronavírus. ArteVersa, Rio Grande do Sul, 29 mai. 2021. Coleção de Artistas. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/arteversa/?p=43513> Acesso em: 03 jun. 2021.
CANAL FUTURA. Crescer sem violência. Canal Futura, [s. I.], [2020?]. Projetos do Futura. Disponível em: <https://www.futura.org.br/projetos/crescersemviolencia/#:~:text=O%20projeto%20O%20Crescer%20Sem,sem%20expor%20crian%C3%A7as%20e%20adolescentes> Acesso em: 13 jun. 2021.
CARDOSO JR., Wilson. Artes visuais em tempo de pandemia. Rio de Janeiro, [2020]. Disponível em: <http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/12/NVersao-Arte-em-Tempos-de-Pandemia.pdf> Acesso em: 03 jun. 2021.
COSTA, André Luiz da Silva; PRIMOLAN; Débora Alves. Trabalho infantil no Brasil: probabilidade de recrudescimento frente à pandemia do covid-19. In: MOTA, Fabiana Dantas Soares Alves da; SOBRINHO, Zéu Palmeira (Coord.).Trabalho infantil e pandemia: diagnóstico e estratégias de combate. Natal: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região: Escola Judicial (EJ-21) do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte / Núcleo de Estudos Sobre Trabalho Infantil, 2020. p. 52-69. Disponível em: <https://ead.trt21.jus.br/pluginfile.php/780/mod_book/chapter/17/E-book%20-%20Trabalho%20Infantil%20e%20Pandemia.pdf> Acesso em: 13 jun. 2021.
DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2011.
FELIZARDO, Ana Paula. “Uma ofegante pandemia”: reflexões sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto da covid-19 no Brasil. In: MOTA, Fabiana Dantas Soares Alves da; SOBRINHO, Zéu Palmeira (Coord.).Trabalho infantil e pandemia: diagnóstico e estratégias de combate. Natal: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região: Escola Judicial (EJ-21) do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte / Núcleo de Estudos Sobre Trabalho Infantil, 2020. p. 280-306. Disponível em: <https://ead.trt21.jus.br/pluginfile.php/780/mod_book/chapter/17/E-book%20-%20Trabalho%20Infantil%20e%20Pandemia.pdf> Acesso em: 13 jun. 2021.
MAURICÍO DE SOUZA PRODUÇÕES; FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (Realização). A turma da Mônica: toda crianças quer ser criança. Brasil: Maurício de Souza Editora, 2006. Disponível em: <https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_trabalho_infantil.pdf> Acesso em: 13 jun. 2021.
JARDIM, João; CARVALHO, Walter. Janela da Alma. São Paulo: Europa Filmes, 2002. 1 DVD (73min), color.
LUDWIG, Denise Gomes. Pinturas com pessoas pobres: a desigualdade social. De Arte em Arte. [s. I.], 03 abr. 2014. Disponível em: <https://deniseludwig.blogspot.com/2014/04/pinturas-com-pessoas-pobres-portinari-e.html> Acesso em: 13 jun. 2021.
MARQUES, Emanuele Sousa et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 4, p. 1-6, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csp/a/SCYZFVKpRGpq6sxJsX6Sftx/?lang=pt> Acesso em: 30 mai. 2021.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO. Materiais Educativos. São Paulo: Museu da Imigração, [20--]. Educativo. Disponível em: <https://museudaimigracao.org.br/educativo/materiais-educativos> Acesso em: 13 jun. 2021.
MUSEU DO ISOLAMENTO. O que é o museu do isolamento. Brasil: Museu do Isolamento, [2020]. Sobre. Disponível em: <https://museudoisolamento.com/o-que-somos/> Acesso em: 10 jun. 2021.
PANDEMIA de agressões: 1 em cada 4 mulheres sofreu violência no Brasil. G1, São Paulo, 7 jun. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/stories/2021/06/07/uma-em-cada-quatro-mulheres-sofreu-violencia-na-pandemia.ghtml> Acesso em: 10 jun. 2021.
PONTES, Ana Lucia de Moura et al. Pandemia de Covid-19 e os Povos Indígenas no Brasil: cenários sociopolíticos e epidemiológicos. In: MATTA, Gustavo Corrêa et al. (Org.) Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021. p. 123-136. Disponível em: <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-lanca-e-book-sobre-impactos-sociais-da-pandemia/> Acesso em: 05 jun. 2021.
QUEIROZ, Gabriele Nogueira. Exploração sexual infantil e os riscos da internet: vulnerabilidades acentuadas pela pandemia. In: MOTA, Fabiana Dantas Soares Alves da; SOBRINHO, Zéu Palmeira (Coord.).Trabalho infantil e pandemia: diagnóstico e estratégias de combate. Natal: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região: Escola Judicial (EJ-21) do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte / Núcleo de Estudos Sobre Trabalho Infantil, 2020. p. 201-225. Disponível em: <https://ead.trt21.jus.br/pluginfile.php/780/mod_book/chapter/17/E-book%20-%20Trabalho%20Infantil%20e%20Pandemia.pdf> Acesso em: 13 jun. 2021.
RUTHSAM, Luciana. Negacionismo na pandemia: a virulência da ignorância. UNICAMP, Campinas, 14 abr. 2021. Cultura e Sociedade. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/04/14/negacionismo-na-pandemia-virulencia-da-ignorancia> Acesso em: 30 mai. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. A sul da quarentena. In: SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina SA, 2020a. Disponível em: <https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf> Acesso em: 13 jun. 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. Percursos para as epistemologias do Sul. In: SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo: afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2020b. p. 41-64.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Artes visuais e ensino remoto: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, v. 13, n. 29, p. 38-53, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/18977/12714> Acesso em: 13 jun. 2021.
WIKIPÉDIA. Drik Barbosa. Wikipédia, Brasil, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Drik_Barbosa> Acesso em: 14 jun. 2021.
WIKIPÉDIA. Emicida. Wikipédia. Brasil, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Emicida> Acesso em: 14 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maristani Polidori Zamperetti, Claudia Rekowsky Bistrichi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.