Experiências [im]possíveis: um olhar sobre a experiência, arte e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025013

Palavras-chave:

Arte, Educação, Experiência

Resumo

O artigo investiga a experiência como elemento essencial na construção do conhecimento humano, destacando sua relevância para a arte e a educação. Com base em autores como John Dewey (1979), Jorge Larrosa (2002; 2015) e Italo Calvino (1994), o texto discute como a experiência ultrapassa o conhecimento técnico e acadêmico, oferecendo uma perspectiva subjetiva e transformadora da realidade. A pesquisa explora a proposta “Experiência [im]possível”, desenvolvida em um contexto educacional, refletindo sobre a importância da pausa, do sentir e da percepção na sociedade contemporânea. Argumenta-se que a experiência e a arte são formas de resistência ao produtivismo neoliberal, possibilitando um ensino mais sensível e democrático. O estudo conclui que valorizar o saber da experiência é um ato político que resgata a humanidade em um mundo acelerado e mecanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Pereira San Martins, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. 

Maristani Polidori Zamperetti , Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (UFPel), Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual (UFG). Professora no Centro de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPel), Mestrado e Doutorado.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CALVINO, Italo. O Universo como Espelho. In: CALVINO, Italo. Palomar. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Democracia e Educação. 4 ed, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979a.

DEWEY, John. Experiência e Educação. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979b.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC. Acesso em: 5 de março. 2025.

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre Experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, Ángel Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

MARTINS, Rebeca Pereira San; ZAMPERETTI , Maristani Polidori. Experiências [im]possíveis: um olhar sobre a experiência, arte e educação . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 013–022, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26940. Acesso em: 8 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.