Experiências [im]possíveis: um olhar sobre a experiência, arte e educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025013Palavras-chave:
Arte, Educação, ExperiênciaResumo
O artigo investiga a experiência como elemento essencial na construção do conhecimento humano, destacando sua relevância para a arte e a educação. Com base em autores como John Dewey (1979), Jorge Larrosa (2002; 2015) e Italo Calvino (1994), o texto discute como a experiência ultrapassa o conhecimento técnico e acadêmico, oferecendo uma perspectiva subjetiva e transformadora da realidade. A pesquisa explora a proposta “Experiência [im]possível”, desenvolvida em um contexto educacional, refletindo sobre a importância da pausa, do sentir e da percepção na sociedade contemporânea. Argumenta-se que a experiência e a arte são formas de resistência ao produtivismo neoliberal, possibilitando um ensino mais sensível e democrático. O estudo conclui que valorizar o saber da experiência é um ato político que resgata a humanidade em um mundo acelerado e mecanizado.
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