A Continuidade e o Elemento Estético da Experiência no Fazer Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025039

Palavras-chave:

Dewey, Experiência, Experiência Estética, Fazer Docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir algumas peculiaridades do conceito de experiência estética deweyano, destacando-o como um elemento presente em qualquer experiência e, a partir dessa peculiaridade, traçar um paralelo entre a continuidade e a presença desse elemento estético com o fazer docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual a fonte primária é o livro Arte como experiência de John Dewey. E, para alcançarmos nossos objetivos dividimos o texto em duas seções. Na primeira, apresentamos o conceito de experiência deweyano e, na segunda seção, a proposta é estabelecer uma relação entre as características da experiência (continuidade, emoção, elemento estético e consumação) com o fazer docente. Concluímos que o papel ativo entre espectador e artista se repete na relação entre professor e aluno, pois, tanto o professor como o aluno desempenham papel ativo na apresentação, criação e recriação dos conteúdos na aula e, essa criação e recriação se compõem na própria experiência da aula.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima Piai, Secretaria de Educação do Paraná - SEED/PR

Professora de Filosofia, Sociologia e Arte da rede estadual de ensino do estado do Paraná (SEED/PR). Professora de Filosofia da educação, Sociologia da Educação e de Fundamentos teóricos e metodologia do ensino de arte na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Licenciada em filosofia (UEL), Educação Artística (UNAR), Sociologia (UNIP) e Pedagogia (UNICENTRO) com mestrado (UEL) e doutorado (USP) em Educação

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

PIAI, Maria Aparecida Lima. A Continuidade e o Elemento Estético da Experiência no Fazer Docente. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 039–051, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27058. Acesso em: 8 jul. 2025.