Ateliê pedagógico: Formação artística e sensível de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025209

Palavras-chave:

Diários de Bordo, Formação de Professores, Arte, Experiência, Pedagogia da Arte

Resumo

Este artigo relata as experimentações metodológicas na disciplina de Ateliê Pedagógico para turmas do 2º ano de formação de professores ao nível médio, com ênfase na criação de cadernos de artista como Diários de Bordo. Originado de um diálogo entre três professoras de Arte, a iniciativa visou enriquecer a formação artística, estética, poética e sensível dos futuros professores. Trata-se de uma disciplina nova que começou a ser ministrada em 2022 e cuja ementa abre brechas para a criatividade do professor que irá aplicá-la e é isso que vem sendo desenvolvido. Para tanto, utilizamos as abordagens (auto)biográficas e narrativas, e um aporte teórico diversificado na construção deste texto. Metodologias que não apenas enriquecem a formação artística, mas também promovem sensibilidade estética e poética através dos Diários de Bordo, que não se limitam a registrar eventos objetivos, mas buscam capturar subjetividades observadas, promovendo uma experiência no fazer visual completa.

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Biografia do Autor

Andrea Penteado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Professora de Metodologia, Didática e Prática de Ensino das Artes Visuais da Faculdade de Educação da UFRJ. Atuou em regime de Lotação Provisória na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ministrou componentes curriculares de Didática, Práxis Pedagógica e Educação e Ludicidade, no período de 2017 a 2020 e no Centro de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte, aonde atuou com os componentes de Didática, OTPC I e II (Organização do trabalho Pedagógico e Currículo) e Estágio EaD. Tem experiência na área de Artes e do Ensino das Artes Visuais, com ênfase em estudos de currículo, cultura e interfaces da arte com a educação em diferenciados espaços sociais, atuando principalmente na formação de professores no nível superior. Pesquisa o currículo das artes no ensino básico brasileiro, a cultura e a participação discente nas regulações escolares e a dimensão estética na formação do professor de ensino básico, privilegiando a perspectiva filosófica e antropológica.

Graziela F. de Mello, Universidade Federal Fluminense

Graziela Ferreira de Mello, Universidade Federal Fluminense Mestre em Educação (UFF); Doutoranda em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF); professora da Educação Básica na SEEDUC/RJ- BR; Membro do Grupo de Pesquisa FIAR/PPGEducação UFF.

Isabelle Ribeiro Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artista Visual. Mestranda em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

PENTEADO, Andrea; MELLO, Graziela Ferreira de; COUTINHO, Isabelle Ribeiro. Ateliê pedagógico: Formação artística e sensível de futuros professores. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 209–226, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25798. Acesso em: 8 jul. 2025.