Ateliê pedagógico: Formação artística e sensível de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671112025209Palavras-chave:
Diários de Bordo, Formação de Professores, Arte, Experiência, Pedagogia da ArteResumo
Este artigo relata as experimentações metodológicas na disciplina de Ateliê Pedagógico para turmas do 2º ano de formação de professores ao nível médio, com ênfase na criação de cadernos de artista como Diários de Bordo. Originado de um diálogo entre três professoras de Arte, a iniciativa visou enriquecer a formação artística, estética, poética e sensível dos futuros professores. Trata-se de uma disciplina nova que começou a ser ministrada em 2022 e cuja ementa abre brechas para a criatividade do professor que irá aplicá-la e é isso que vem sendo desenvolvido. Para tanto, utilizamos as abordagens (auto)biográficas e narrativas, e um aporte teórico diversificado na construção deste texto. Metodologias que não apenas enriquecem a formação artística, mas também promovem sensibilidade estética e poética através dos Diários de Bordo, que não se limitam a registrar eventos objetivos, mas buscam capturar subjetividades observadas, promovendo uma experiência no fazer visual completa.
Downloads
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 5, de 17 de dezembro de 2009, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica, Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set.-dez, 2012
DEWEY, John. Arte como experiência: últimos escritos, 1925-1953. Brasil, Martins Fontes, 2010.
DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p.131-153.
ENCICLOPÉDIA ITAU CULTURAL. Livros de artista. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14340/livro-de-artista. Acesso em: 05 mar. 2024.
HILLMAN, James. O pensamento do coração e a alma do mundo. Campinas, SP: Versus, 2010.
HILLMAN, James. Cidade e Alma. São Paulo: Estúdio Nobel, 1991.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Educa formação, 2001.
KAPLAN, Abraçam, in DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
LAROSSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte Autentica Editora, 2019.
MELLO, Graziella F. No álbum da memória: a cidade, a infância de professoras e a formação estética. 2021. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
PENTEADO, Andrea; CARDOSO JUNIOR, Wilson. Diários de Bordo e aula-vernissage: experiências estéticas e artísticas na formação inicial de professores de artes visuais e desenho. In: SOARES, S.R.; GARRIDO, E.N.; CORREIA, S.L.A. (Orgs.). Experiência educativa na universidade: desafio para a formação de profissionais éticos e autônomos; Série Práxis e Docência Universitária; vol. 5. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 219-258.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andrea Penteado, Graziela F. de Mello, Isabelle Ribeiro Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.