“Vem e me mostra o seu olhar”, entrevista com a artista professora Mapige
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024293Palavras-chave:
arte contemporânea, artista professora, experiência estéticaResumo
Refere-se a uma entrevista com a artista professora Maria Pinho Gemaque. Conhecida como Mapige a artista visual-ativista, nortista, trabalha com processos de criações em poéticas visuais, performance, desenho, colagens, fotografia, intervenção urbana, videoarte, instalação artística, livro de artista, filme.doc, produção cultural, curadoria de exposições, intercâmbio e vivência artística. Tecendo um diálogo entre arte e a artista professora percorro os processos de criação, intervenção artística, performances e ações artísticas de Mapige com o objetivo de ampliar a reflexão sobre a arte contemporânea, experiência estética e à docência. Proponho pensar a prática artística a partir da sua dimensão pedagógica, política e discursiva que se reflete na obra de Mapige. Com a utilização de processos metodológicos da netnografia, a entrevista foi feita pela rede social WhatsApp, em dezembro de 2021 em decorrência dos efeitos de distanciamento da pandemia Covid-19 e o surto de gripe. O resultado da entrevista foi uma conversa inspiradora, repleta de curiosidades e descobertas sobre a vida, o processo criativo e a obra da artista.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Nicolas Bourriaud: “A arte torna visível o invisível: e hoje estamos marcados por um vírus que não pode ser visto”. In. Perfil [On-line]. 11 mai. 2021. Disponível em https://brasil.perfil.com/noticias/mundo/nicolas-bourriaud-a-arte-torna-visivel-o-invisivel.phtml. Acesso em: 13 mar. 2024.
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GEMAQUE, Mapige. Minha Cor (É) Vermelha: performance como ritual, imagem como pele da performance. In. Revista Poiésis, Niterói, v. 22, n. 37, p. 63-76, jan./jun. 2021. Disponível em https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/47235/27478. Acesso em: 13 mar 2024.
GEMAQUE, Maria Pinho. Livro de artista: Processo de criação em performance e poéticas visuais em uma escola amapaense. In. Revista Arteriais, revista do ppgartes/ica/ufpa/ v. 6, n. 10, p. 51-68, jun. 2020. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/10576. Acesso em: 13 de mar. 2024.
JESUS, Joaquim Aberto Luz de. (In)Visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais -Tese de Doutoramento em Educação Artística -UPOrto -Portugal, 2013.
KOZINETS, Robert. Netnografia - Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre, Penso, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MAPGEMAQUE WORDPRESS. Mapige Gemaque [On-line]. Disponível em https://mapgemaque.wordpress.com/. Acesso em: 13 mar. 2024.
UNIFAP. Estudantes de escola pública visitam exposição da Galeria de Artes da UNIFAP. In. Universidade Federal do Amapá [On-line], 14 de agosto de 2014. Disponível em http://www.unifap.br/estudantes-de-escola-publica-visitam-exposicao-da-galeria-de-artes-da-unifap/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hélida Costa Coelho, Fábio Wosniak
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.