Territórios de experiência: a performance como processo de formação na sala de aula, no ateliê e no espaço expositivo
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024156Palavras-chave:
formação, experiência, performance, arte, educaçãoResumo
O foco desta escrita, à quatro mãos, está na partilha de um processo de produção artística e pedagógica no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste contexto, sala de aula, ateliê e galeria de arte constituem territórios de experiência e de formação para artistas, docentes, discentes, além de todo o público em geral. A experiência da obra intitulada “Com-Tato” de Thalita Amorim convoca professores e estudantes do curso de Pedagogia a compartilharem seu processo performativo onde participam como coautores do trabalho proposto. A partir da experiência com a obra, do contato com a artista e de um exercício de mediação, reverberações, nuances e percepções são registradas por meio do corpo, do traço, da imagem e da palavra, em diferentes caminhos propostos pela mediação, de modo a permitir uma experiência artística atravessada por sensações que transitam entre a memória, a estesia, a cognição e a reflexão.
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Referências
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