Os Artes educadores e a atuação profissional: as linguagens artísticas no fazer docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021149

Palavras-chave:

Arte Educação, Ensino da, Polivalência, Linguagens Artísticas, Lei nº 13.278/2016

Resumo

O presente artigo apresenta dados de uma dissertação sobre as Linguagens da Arte e a docência. Este estudo propõe-se a discutir a complexidade da atuação profissional dos Professores de Arte diante Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas. A coleta de dados, foi efetuada por meio dos procedimentos: questionário e análise documental em consonância com a pesquisa bibliográfica. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google Forms e o software Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site Jasondavies. A coleta de informações evidenciou que o ensino de Arte orientado pela lei n° 13.278/2016 apresenta grandes dilema. A respeito da mediação da polivalência das linguagens da Arte, os participantes mencionaram ser possível de modo parcial, mesmo reconhecendo a mediação das Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integrada como um direito de aprendizagem dos seus estudantes. A implicação deste estudo, foi abranger o impasse da polivalência das linguagens da Arte que se apresenta como uma demanda da Educação e não dos Educadores.

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Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade de Tauabaté/SP

Arte Educador, Artista Visual e Mestre em Educação. Atualmente é Orientador de Escola Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos/SP. Possui Mestrado na modalidade profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau), Especialização em Ensino de Arte pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Futura, Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap) e Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). Tem experiência em Arte Educação e Artes Visuais com foco em Mediação de Procedimentos e Processos Artísticos com crianças, bem como Formação Docente. http://lattes.cnpq.br/1637213270762508.

Juliana Marcondes Bussolotti , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Graduação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pós-doc. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (UNESP) e Coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau). http://lattes.cnpq.br/5232556966245150

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

SILVA, Michael Santos; BUSSOLOTTI , Juliana Marcondes. Os Artes educadores e a atuação profissional: as linguagens artísticas no fazer docente . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021149. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21139. Acesso em: 29 mar. 2024.

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