Livro de artista ou livro-obra como uma estratégia de formação: relato de uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267912023120

Palavras-chave:

Livro de Artista, Obra de Arte, Relato de experiência, Formação Inicial, Processo de Criação

Resumo

Este relato de experiência está centrado na análise de um episódio formativo acerca do processo de produção de um livro-obra como objeto de estudo durante a licenciatura em Artes Visuais. Propõe-se discutir sobre a ação de reflexão em relação à construção do conhecimento profissional docente. Do ponto de vista teórico, os estudos apoiam-se no método autobiográfico embasando a presente investigação a partir de Bueno (2002). Para realizar esta pesquisa, foi utilizada a narrativa de episódio formativo de um livro de artista construído para relatar a escolha profissional como estudante de licenciatura em Artes Visuais. A partir da análise apresentada, nota-se a relevância da subjetividade como modo de construção e de reconstrução de saberes. Destaca a importância de propostas e de ações formativas capazes de relacionar a teoria com a história de vida dos sujeitos-participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arte Educador, Artista Visual e Gestor Escolar. Atualmente é Orientador de Escola Pedagógico na Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos-SP e Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM, 2022-). Possui Mestrado na modalidade profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Especialização em Ensino de Arte pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Futura, Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap) e Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB).

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1637213270762508

Vanessa Stollar, Federal Institute of São Paulo

Artista Visual, Pesquisadora e Educadora. Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2005) e em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UNESP (2007). Professora de Artes no Instituto Federal Campus Jundiaí desde 2016. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7458735563202739

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e Graduação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (UNESP) e  Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau).

 Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5232556966245150 

Referências

AQUINO, Edilaine Isabel Ferreira. O lugar da arte e seus processos no ensino e na vida de professores. 2022. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté. Disponível em https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2022/Edilaine-Isabel-Ferreira-Aquino.pdf. Acesso em 17 mar. 2023.

BRITTO, Ludmila de S. R. de. A poética multimídia de Paulo Bruscky. 2009. 220 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9824. Acesso em 06 jan. 2023

BUENO, Belmira. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. [online]. São Paulo: v. 28, n. 1, p. 11-30, jan.-jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 jan. 2023.

DERDYK, Edith. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 164-173, mai. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15439. Acesso 09 jan. 2023.

HELENO, Juliana C.; ARAÚJO, Denise de F.; ROMANOWSKI, Joana P. Relato de experiência: formação profissional docente. In: XI Congresso Nacional de Educação Educare. Curitiba/PR: PUCPR, 2013, p. 14805-14814.

MARCELO GARCIA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009a. Disponível em https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/29196/a_ident_docent_constant_desaf.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 02 jan. 2023.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de ciências da educação v. 8, p. 7–22, 2009b. Disponível em: https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/29247. Acesso em: 03 jan. 2023.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 21.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo. São Paulo, n.6, abr. 1982. [sem paginação]. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_arteI.pdf. Acesso 09 jan. 2023.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p.81-95, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27713. Acesso em jan. 2023.

ROLDÃO, Maria do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 09 jan. 2023.

SALLES, Cecília A. Gesto inacabado: processo de criação artística. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2009.

SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dec. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353/349. Acesso em: 26 jun. 2019.

SILVA, Michael S.Linguagens da Arte e a docência: dilemas e complexidades da prática educativa, 2020, 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Taubaté, Taubaté/SP 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/. Acesso 22. mar. 2023.

SILVA, Michael S. OLHARES: experiências em arte retratado pelas crianças. SILVEIRA, Isabel O.; SAKAMOTo, Cleusa K. Educ_Ação em Debate: arte e educação, percursos e diálogos possíveis. Vol 2. 2022. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/1w5KRHmLHqqVFcAEPEK5zVYEYj1KrlWu8/view.Acesso 22. mar. 2023.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172849. Acesso em 09 jan. 2023.

SOUZA, Márcia R. P. de. O livro de artista como lugar tátil. 2009, 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/58760564-Marcia-regina-pereira-de-sousa-o-livro-de-artista-como-lugar-tatil.html . Acesso em 09 jan. 2023.

TARDIF, Maurice.; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.73, pp.209-244. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em 09 jan.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

SILVA, Michael Santos; STOLLAR, Vanessa; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes. Livro de artista ou livro-obra como uma estratégia de formação: relato de uma experiência. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120–136, 2023. DOI: 10.5965/24471267912023120. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23144. Acesso em: 20 nov. 2024.