Uma conversa com o artista guineense Nú Barreto

Una conversa con el artísta guineense Nú Barreto

Autores

  • Virginia Maria Yunes UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267712021206

Resumo

O artista plástico Manuel Jerónimo Barreto da Costa Oliveira, conhecido como Nú Barreto, nasceu no ano 1966 em São Domingos, norte da Guiné-Bissau, país da Costa ocidental africana. Aos 21 anos parte para Paris, onde ainda reside e trabalha. Considerado uma das principais figuras da senda africana contemporânea, suas obras constam de diversas coleções privadas e museus e já foi exibida em diversas exposições, individuais ou coletivas, mundo afora[1]. Artista multidisciplinar apresenta sua arte de forma hibrida, combinado os mais diversos materiais e técnicas das diversas linguagens: desenho, fotografia, pintura e vídeo. Ele incorpora em sua estética a formas, símbolos e arquétipos das cores e motivos, com forte significado para denunciar a desumanização, a desvalorização do indivíduo, a miséria e o sofrimento que assola, não somente o continente africano, o mundo.

 

[1] Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Suíça e Suécia, China, Dubai, Senegal, Mali, Costa do Marfim, Togo, Burkina Faso, Angola e África do Sul, Brasil e Nova Iorque.

Biografia do Autor

Virginia Maria Yunes, UDESC

  • Doutoranda no PPGAV- UDESC, na linha de pesquisa de Processos Artísticos Contemporâneos. Graduada em Educação Artística - UDESC. Atua como fotógrafa free-lance e professora no seu estúdio fotográfico no Coletivo Artístico Nacasa. Foi professora de fotografia no ensino universitário por 12 anos. Autora de muitas exposições fotográficas  nacionais e internacionais. Longa experiência como fotografa documentarista em muitos países e para diversas organizações entre elas UNICEF e CARITAS em Guine Bissau em 1999 Autora do livro “Cartas entre Marias: uma viagem a Guiné Bissau”  Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Poéticas do Urbano (CEART/UDESC)

Link para o Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727062P8

 

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Yunes, V. M. (2021). Uma conversa com o artista guineense Nú Barreto: Una conversa con el artísta guineense Nú Barreto. Revista Apotheke, 7(1). https://doi.org/10.5965/24471267712021206