Vídeo-colagem Corpos in-tensos

Autores

  • Fabio Wosniak Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267422018100

Resumo

O presente ensaio visual (vídeo-colagem), intitulado Corpos in-tensos é parte da pesquisa de doutoramento que vem sendo realizada no PPGAV/UDESC acerca do tema Colagens Possíveis. Estas imagens-movimento, montadas, coladas, justapostas, pretendem inquirir e afetar os signos, as linguagens, as ideias. O que está em questão no vídeo-colagem é um questionamento sobre o Eu-Identidade-Norma. Ruptura é o ponto zero, desconstrução-devir, Multidão, todxs, sem marcadores impostos de normas binárias, sem autorreferenciar os mitos de homens e mulheres, de masculinos e femininos, mas trânsito, transgressão, transpondo fronteiras, somos múltiplos em nós. “ A sociedade contrassexual demanda que se apaguem as denominações “masculino” e “feminino” correspondentes às categorias biológicas (homem/mulher, macho/fêmea) da carteira de identidade (...) Os códigos da masculinidade e da feminilidade se transformam em registros abertos à disposição dos corpos falantes no âmbito de contratos consensuais temporários” (Preciado, 2017, p.35). Narrativas possíveis devem emergir e produzir potências de agir, de agenciar, de se produzir, de muitas corporeidades. Atos.

Descolonizar o corpo, relacionar tantos fluxos, linhas, colas, imagens. Desterritorializar o corpo, sem essência, sem modelo, sem sentido, impressões e devires. Corpo-espaço político na luta contra a castração imperativa imposta. Irrompe, cria, inventa, outras e outros tantos e tantas, possíveis e intensos. Múltiplos corpos outros intensos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

WOSNIAK, Fabio. Vídeo-colagem Corpos in-tensos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5965/24471267422018100. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/13566. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Notas sobre Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>