Projeto ação na comunidade e método dança-educação física: uma proposta artístico-pedagógica em dança
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021340Palavras-chave:
Artes da Cena, Consciência Corporal, Dança Contemporânea, Método Dança-Educação Física, Processos ArtísticosResumo
Esse artigo é reflexo de experiências artístico-pedagógicas, onde as intervenções exploratórias, partindo do Método Dança-Educação Física (MDEF), foram utilizados como motes investigativos de conscientização corporal de crianças e adolescentes que residem em periferias da cidade do Natal (RN). Visamos, dessa forma, contribuir para a ampliação de seus repertórios artísticos e corporais, cujo intercâmbio cultural e interdisciplinar foi realizado pelo Ação na Comunidade, sendo um projeto de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Música da UFRN. Busca-se, por meio do artigo, erguer tripés de interlocução entre práticas educativas, processos criativos e comunicações cênicas, os quais beneficiam a comunidade em geral.
Downloads
Referências
CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional / Edson Claro – São Paulo : E. Claro, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, Thaíse. Trajetos da formação artista-professora: interação dos universos da dança e do ensino / Thaíse Galvão Marinho. - 2020. 74 f.: il.
GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2011.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
MERLEAU-PONTY, Maurice, 1908-1961. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty ; [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. - 2- ed. - São Paulo : Martins Fontes, 1999.
NUNES, João Vítor Ferreira & Nunes, Sandra Meyer (2019). Dança diaspórica: (des)ocupações como elementos de interação. Revista NUPEART, 22, 117-132. 2019a. https://doi.org/10.5965/2358092521222019117
NUNES, João Vítor Ferreira. ESCUTAR, ESCREVER E ENCENAR: INTERSECÇÕES ENTRE HISTÓRIAS ORAIS E DANÇA PERFORMÁTICA. In: GUARATO, Rafael; MARQUES, Roberta; CADÚS, Eugênia (Org.) Memórias e Histórias da Dança Por Vir. – Salvador / ANDA, 2020b, p. 412-425.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Arte Infância e formação de professores: Campinas. SP, Papirus, 2004.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Vítor Ferreira Nunes, Thaíse Galvão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.