Projeto ação na comunidade e método dança-educação física: uma proposta artístico-pedagógica em dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021340

Palavras-chave:

Artes da Cena, Consciência Corporal, Dança Contemporânea, Método Dança-Educação Física, Processos Artísticos

Resumo

Esse artigo é reflexo de experiências artístico-pedagógicas, onde as intervenções exploratórias, partindo do Método Dança-Educação Física (MDEF), foram utilizados como motes investigativos de conscientização corporal de crianças e adolescentes que residem em periferias da cidade do Natal (RN). Visamos, dessa forma, contribuir para a ampliação de seus repertórios artísticos e corporais, cujo intercâmbio cultural e interdisciplinar foi realizado pelo Ação na Comunidade, sendo um projeto de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Música da UFRN. Busca-se, por meio do artigo, erguer tripés de interlocução entre práticas educativas, processos criativos e comunicações cênicas, os quais beneficiam a comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Cararina (PPGT - UDESC), Centro de Artes (CEART). 

Referências

CLARO, Edson. Método dança-educação física: uma reflexão sobre consciência corporal e profissional / Edson Claro – São Paulo : E. Claro, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Thaíse. Trajetos da formação artista-professora: interação dos universos da dança e do ensino / Thaíse Galvão Marinho. - 2020. 74 f.: il.

GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2011.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice, 1908-1961. Fenomenologia da percepção / Maurice Merleau-Ponty ; [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. - 2- ed. - São Paulo : Martins Fontes, 1999.

NUNES, João Vítor Ferreira & Nunes, Sandra Meyer (2019). Dança diaspórica: (des)ocupações como elementos de interação. Revista NUPEART, 22, 117-132. 2019a. https://doi.org/10.5965/2358092521222019117

NUNES, João Vítor Ferreira. ESCUTAR, ESCREVER E ENCENAR: INTERSECÇÕES ENTRE HISTÓRIAS ORAIS E DANÇA PERFORMÁTICA. In: GUARATO, Rafael; MARQUES, Roberta; CADÚS, Eugênia (Org.) Memórias e Histórias da Dança Por Vir. – Salvador / ANDA, 2020b, p. 412-425.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Arte Infância e formação de professores: Campinas. SP, Papirus, 2004.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Editora da UFRN, 2006.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

NUNES, J. V. F.; GALVÃO, T. Projeto ação na comunidade e método dança-educação física: uma proposta artístico-pedagógica em dança. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021340. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20587. Acesso em: 12 ago. 2022.