O sketchbook como recurso no estímulo da experiência de criação no ensino da Arte Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021224Palavras-chave:
Sketchbook, Processo-Criativo, Arte-Contemporânea, Poiética, Arte-educaçãoResumo
O artigo busca problematizar o uso do sketchbook como uma ferramenta didática que auxilia e potencializa o desenvolvimento do processo criativo na arte-educação, relacionando-o com a Arte Contemporânea. Ressalta ainda a importância do estímulo à criatividade no educando, habilidade importante, não somente para o ensino, como também para a vida contemporânea, buscando desmistificar alguns mitos relacionados à criação. Para tal, trouxemos autores como Charles Watson (2020), John Dewey (2010), Belidson Dias e Rita L. Irwin (2013), Icleia B. Cattani (2007), e outros, com objetivo de fundamentar e justificar metodologias ativas baseadas na experiência prática do educando, bem como a criatividade no ensino da arte. Apresentamos artistas brasileiros e contemporâneos que fazem uso do sketchbook como meio para estimular o pensamento criativo em seu processo poético. Ademais, relatamos experiências particulares com sketchbooks próprios e com a aplicação de aulas
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger. Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo
criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.
ARQSC. O processo criativo por Charles Watson. 2014. (8m55s). Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=S7JHBROYQMQ acesso em: 06 de junho de 2020.
BERLINER, Eduardo. Direto da FFWMAG 42: leia a entrevista exclusiva com o artista
Eduardo Berliner. [Entrevista concedida a] Waldick Jatobá. FFW, 10 nov. 2016. Disponivel
em: https://ffw.uol.com.br/lifestyle/cultura/direto-da-ffwmag-42-leia-entrevista-exclusivacom-
o-artista-eduardo-berliner/ Acesso em: 22 jun. 2020
BERLINER, Eduardo. Eduardo Berliner. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks.
As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.90 - 99.
CANAL PHILOS. Como se manter criativo? Por Charles Watson I Philos TV. 2016. (3m21s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSuoG8tATK0. Acesso em: 06 de junho
de 2020.
CANAL PHILOS. Dicas para ser criativo, por Charles Watson I Philos TV. 2017. (5m10s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86GHNtPWs38. Acesso em: 06 de junho
de 2020.
CATTANI, Icleia Borsa. (Org.) Mestiçagens: na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora
da UFRGS, 2007.
CUNHA,Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, Belidson, IRWIN,Rita, L.(organizadores). Pesquisa educacional baseada em Arte:
a/r/tografia/. Ed. da UFSM. Santa Maria: Editoraufsm. 2013.
DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda L. S. MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias
ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lageado/ RS, V. 14 nº 1, 2017.
ERICKSON, Rebeca F. Sketchbook: possibilidades pedagógicas. 2015. Trabalho de conclusão
de curso II (Graduação em licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande
do Norte, Natal, 2015.
FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (2h59m12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnWEySnaF9Y Acesso em 07 de junho de 2020.
FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (4m17s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ILbmv1e_kk. Acesso em 07 de junho de
PREMIO PIPA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.premiopipa.com/pag/brunokurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.
KEHRWALD, Isabel Petry. Música Educação Semiótica Literatura Artes Visuais Artes Cênicas.
Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. II, n.4, p.48, Jul/Dez 2002).
KURRU, Bruno. Bruno Kurru. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks As páginas
desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.60 - 69.
MATRIOSKAFILMES. Outros goles, o mesmo chá. 2013. (5m54s). Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=lXtB2Cj0kJw#action=share
MATRIOSKAFILMES. Um chá com Charles. 2013. (06m18s). Disponível em: https://www.
youtube.com/watch?v=VtMRMSF2H_8#action=shareTVBRASIL.
TVBRASIL. Charles Watson - A arte pelo prisma da ciência. 2015. (26m20s). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=xIh5hRWlKJU&t=1s Acesso em: 06 de junho de 2020.
PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, N.2, V.1, Jul/
nov. 2004.
PREMIO PIPA. Eduardo Berliner. Disponivel em: https://www.premiopipa.com/pag/artistas/
eduardo-berliner/. Acesso em: 22 jun. 2020.
WATSON, Charles. Para o pesquisador Charles Watson, ensinar é um ato político. Disponível
em: <https://noticias.terra.com.br/educacao/para-o-educador-charles- watsonensinare-
um-ato-politico,f793f62541ac0410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html> (Acesso em
/06/2020)
WATSON,Charles. Criatividade não tem nada a ver com dom. [Entrevista cedida a] Diego
Benevides. DIARIODONORDESTE. Fortaleza. v.2. n.3. Outubro 2016.
WATSON, Charles. Pedágio de pensamento. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.
Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.
ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. O termo competência surge como resposta às limitações
do ensino tradicional. In: ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. Como aprender e ensinar
competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 18 - 24.
ZIPPER GALERIA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.zippergaleria.com.br/pt/artistas/
bruno-kurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ricardo de Pellegrin, Ana Paula de Oliveira Cunico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.