O sketchbook como recurso no estímulo da experiência de criação no ensino da Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021224

Palavras-chave:

Sketchbook, Processo-Criativo, Arte-Contemporânea, Poiética, Arte-educação

Resumo

O artigo busca problematizar o uso do sketchbook como uma ferramenta didática que auxilia e potencializa o desenvolvimento do processo criativo na arte-educação, relacionando-o com a Arte Contemporânea. Ressalta ainda a importância do estímulo à criatividade no educando, habilidade importante, não somente para o ensino, como também para a vida contemporânea, buscando desmistificar alguns mitos relacionados à criação. Para tal, trouxemos autores como Charles Watson (2020), John Dewey (2010), Belidson Dias e Rita L. Irwin (2013), Icleia B. Cattani (2007), e outros, com objetivo de fundamentar e justificar metodologias ativas baseadas na experiência prática do educando, bem como a criatividade no ensino da arte. Apresentamos artistas brasileiros e contemporâneos que fazem uso do sketchbook como meio para estimular o  pensamento criativo em seu processo poético. Ademais, relatamos experiências particulares com sketchbooks próprios e com a aplicação de aulas

Biografia do Autor

Ricardo de Pellegrin, Unochapecó

Ricardo de Pellegrin, nome artístico Ricardo Garlet - Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unochapecó.

Ana Paula de Oliveira Cunico, SED-SC

Graduada em licenciatura pelo curso de Arte Visuais da UNOCHAPECÓ. Atua como professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Teatro, Expressividade e Dinamismo no Ambiente Escolar pela Unicesumar.

Referências

ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger. Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo

criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ARQSC. O processo criativo por Charles Watson. 2014. (8m55s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=S7JHBROYQMQ acesso em: 06 de junho de 2020.

BERLINER, Eduardo. Direto da FFWMAG 42: leia a entrevista exclusiva com o artista

Eduardo Berliner. [Entrevista concedida a] Waldick Jatobá. FFW, 10 nov. 2016. Disponivel

em: https://ffw.uol.com.br/lifestyle/cultura/direto-da-ffwmag-42-leia-entrevista-exclusivacom-

o-artista-eduardo-berliner/ Acesso em: 22 jun. 2020

BERLINER, Eduardo. Eduardo Berliner. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks.

As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.90 - 99.

CANAL PHILOS. Como se manter criativo? Por Charles Watson I Philos TV. 2016. (3m21s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSuoG8tATK0. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CANAL PHILOS. Dicas para ser criativo, por Charles Watson I Philos TV. 2017. (5m10s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86GHNtPWs38. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CATTANI, Icleia Borsa. (Org.) Mestiçagens: na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora

da UFRGS, 2007.

CUNHA,Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson, IRWIN,Rita, L.(organizadores). Pesquisa educacional baseada em Arte:

a/r/tografia/. Ed. da UFSM. Santa Maria: Editoraufsm. 2013.

DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda L. S. MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias

ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lageado/ RS, V. 14 nº 1, 2017.

ERICKSON, Rebeca F. Sketchbook: possibilidades pedagógicas. 2015. Trabalho de conclusão

de curso II (Graduação em licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, Natal, 2015.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (2h59m12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnWEySnaF9Y Acesso em 07 de junho de 2020.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (4m17s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ILbmv1e_kk. Acesso em 07 de junho de

PREMIO PIPA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.premiopipa.com/pag/brunokurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

KEHRWALD, Isabel Petry. Música Educação Semiótica Literatura Artes Visuais Artes Cênicas.

Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. II, n.4, p.48, Jul/Dez 2002).

KURRU, Bruno. Bruno Kurru. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks As páginas

desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.60 - 69.

MATRIOSKAFILMES. Outros goles, o mesmo chá. 2013. (5m54s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=lXtB2Cj0kJw#action=share

MATRIOSKAFILMES. Um chá com Charles. 2013. (06m18s). Disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=VtMRMSF2H_8#action=shareTVBRASIL.

TVBRASIL. Charles Watson - A arte pelo prisma da ciência. 2015. (26m20s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xIh5hRWlKJU&t=1s Acesso em: 06 de junho de 2020.

PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, N.2, V.1, Jul/

nov. 2004.

PREMIO PIPA. Eduardo Berliner. Disponivel em: https://www.premiopipa.com/pag/artistas/

eduardo-berliner/. Acesso em: 22 jun. 2020.

WATSON, Charles. Para o pesquisador Charles Watson, ensinar é um ato político. Disponível

em: <https://noticias.terra.com.br/educacao/para-o-educador-charles- watsonensinare-

um-ato-politico,f793f62541ac0410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html> (Acesso em

/06/2020)

WATSON,Charles. Criatividade não tem nada a ver com dom. [Entrevista cedida a] Diego

Benevides. DIARIODONORDESTE. Fortaleza. v.2. n.3. Outubro 2016.

WATSON, Charles. Pedágio de pensamento. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.

Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. O termo competência surge como resposta às limitações

do ensino tradicional. In: ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. Como aprender e ensinar

competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 18 - 24.

ZIPPER GALERIA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.zippergaleria.com.br/pt/artistas/

bruno-kurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-31

Como Citar

PELLEGRIN, R. de; CUNICO, A. P. de O. O sketchbook como recurso no estímulo da experiência de criação no ensino da Arte Contemporânea. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021224. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20445. Acesso em: 20 jan. 2022.