The sketchbook as a resource to encourage the creative experience in Contemporary Art education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021224

Keywords:

Sketchbook, Processo-Criativo, Arte-Contemporânea, Poiética, Arte-educação

Abstract

The article seeks to problematize the use of the sketchbook as a didactic tool that helps and enhances the development of the creative process in art education, relating it to Contemporary Art. It also emphasizes the importance of stimulating creativity in students, an important skill, not only for teaching, but also for contemporary life, seeking to demystify some myths related to creation. To this end, we bring authors such as Charles Watson (2020), John Dewey (2010), Belidson Dias and Rita L. Irwin (2013), Icleia B. Cattani (2007), and others, in order to support and justify active methodologies based on practical experience of the learner, as well as creativity in art teaching. We present Brazilian and contemporary artists who use sketchbook as a means to stimulate creative thinking in their poetic process. Furthermore, we report particular experiences with our own sketchbooks and with the application of classes

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo de Pellegrin, Unochapecó

Ricardo de Pellegrin, nome artístico Ricardo Garlet - Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unochapecó.

Ana Paula de Oliveira Cunico, SED-SC

Graduada em licenciatura pelo curso de Arte Visuais da UNOCHAPECÓ. Atua como professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Teatro, Expressividade e Dinamismo no Ambiente Escolar pela Unicesumar.

References

ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger. Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo

criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ARQSC. O processo criativo por Charles Watson. 2014. (8m55s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=S7JHBROYQMQ acesso em: 06 de junho de 2020.

BERLINER, Eduardo. Direto da FFWMAG 42: leia a entrevista exclusiva com o artista

Eduardo Berliner. [Entrevista concedida a] Waldick Jatobá. FFW, 10 nov. 2016. Disponivel

em: https://ffw.uol.com.br/lifestyle/cultura/direto-da-ffwmag-42-leia-entrevista-exclusivacom-

o-artista-eduardo-berliner/ Acesso em: 22 jun. 2020

BERLINER, Eduardo. Eduardo Berliner. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks.

As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.90 - 99.

CANAL PHILOS. Como se manter criativo? Por Charles Watson I Philos TV. 2016. (3m21s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSuoG8tATK0. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CANAL PHILOS. Dicas para ser criativo, por Charles Watson I Philos TV. 2017. (5m10s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86GHNtPWs38. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CATTANI, Icleia Borsa. (Org.) Mestiçagens: na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora

da UFRGS, 2007.

CUNHA,Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson, IRWIN,Rita, L.(organizadores). Pesquisa educacional baseada em Arte:

a/r/tografia/. Ed. da UFSM. Santa Maria: Editoraufsm. 2013.

DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda L. S. MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias

ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lageado/ RS, V. 14 nº 1, 2017.

ERICKSON, Rebeca F. Sketchbook: possibilidades pedagógicas. 2015. Trabalho de conclusão

de curso II (Graduação em licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, Natal, 2015.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (2h59m12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnWEySnaF9Y Acesso em 07 de junho de 2020.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (4m17s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ILbmv1e_kk. Acesso em 07 de junho de

PREMIO PIPA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.premiopipa.com/pag/brunokurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

KEHRWALD, Isabel Petry. Música Educação Semiótica Literatura Artes Visuais Artes Cênicas.

Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. II, n.4, p.48, Jul/Dez 2002).

KURRU, Bruno. Bruno Kurru. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks As páginas

desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.60 - 69.

MATRIOSKAFILMES. Outros goles, o mesmo chá. 2013. (5m54s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=lXtB2Cj0kJw#action=share

MATRIOSKAFILMES. Um chá com Charles. 2013. (06m18s). Disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=VtMRMSF2H_8#action=shareTVBRASIL.

TVBRASIL. Charles Watson - A arte pelo prisma da ciência. 2015. (26m20s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xIh5hRWlKJU&t=1s Acesso em: 06 de junho de 2020.

PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, N.2, V.1, Jul/

nov. 2004.

PREMIO PIPA. Eduardo Berliner. Disponivel em: https://www.premiopipa.com/pag/artistas/

eduardo-berliner/. Acesso em: 22 jun. 2020.

WATSON, Charles. Para o pesquisador Charles Watson, ensinar é um ato político. Disponível

em: <https://noticias.terra.com.br/educacao/para-o-educador-charles- watsonensinare-

um-ato-politico,f793f62541ac0410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html> (Acesso em

/06/2020)

WATSON,Charles. Criatividade não tem nada a ver com dom. [Entrevista cedida a] Diego

Benevides. DIARIODONORDESTE. Fortaleza. v.2. n.3. Outubro 2016.

WATSON, Charles. Pedágio de pensamento. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.

Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. O termo competência surge como resposta às limitações

do ensino tradicional. In: ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. Como aprender e ensinar

competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 18 - 24.

ZIPPER GALERIA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.zippergaleria.com.br/pt/artistas/

bruno-kurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

Published

2021-10-31

How to Cite

PELLEGRIN, Ricardo de; CUNICO, Ana Paula de Oliveira. The sketchbook as a resource to encourage the creative experience in Contemporary Art education. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021224. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20445. Acesso em: 17 aug. 2024.