Processo poético e os espaços de produção na arte contemporânea: experiências de artista
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267912023042Palavras-chave:
Arte Contemporânea, experiência poética, espaços de produção, arte colaborativaResumo
No presente estudo, parto da compreensão de que a Arte Contemporânea pode ser produzida em diferentes espaços, sendo eles institucionais ou não. O texto apresenta-se estruturado da seguinte forma: primeiramente, relaciono as experiências poéticas desenvolvidas em momentos distintos da minha trajetória artística com os desvios intrínsecos originados em cada contexto em que os projetos foram idealizados e realizados. Em seguida, considero que os projetos, aqui mencionados, reverberam a potencialidade para se pensar formas experimentais de vivenciar a produção artística por meio de colaboração, para, então, concluir que os espaços de produção e exposição das Artes Visuais na atualidade interferem diretamente nas possibilidades de agenciamentos de estratégias de colaboração como poética. Deste modo, para além das galerias de arte e dos museus, os ateliês e as salas de aula podem ser considerados importantes lugares de produção e apresentação da Arte Contemporânea.
Downloads
Referências
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BASBAUM, Ricardo. Guia para participantes do projeto “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”. 2014. Disponível em: http://www.nbp.pro.br/doc/guia_2014_port_1407.pdf. Acesso em: 30mar. 2023.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CARVALHO, Ananda. #Cartografias do transplantar: Sobre rural.scapes laboratório em residência 2015. São José do Barreiro/SP: rural.scapes, 2015. Disponível em: http://www.ruralscapes.net/ananda-carvalho_labres2015/. Acesso em: 30 mar. 2023.
GRAÇA, Luiza Abrantes da. Arte colaborativa como política, fronteira e ficção. In: SANTOS, Nara Cristina. (org.). Anais 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre – Santa Maria, Rio Grande do Sul: ANPA: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura, volume 1: o mito da pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de; FARINA, Mauricius Martins; STRAMBI, Marta Luiza. Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In: SANTOS, Nara Cristina; CARVALHO, Ana Maria Albani de. (org.). Para pensar a arte: seus espaços e/em nosso tempo. Santa Maria: ANPAP: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
PELLEGRIN, Ricardo de. O ATELIÊ DE PINTURA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO COLABORATIVO: PRÁTICAS DO ARTISTA-PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. In: Anais Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação, dezembro de 2016, Vitória, - ES; [Cirillo, José, Org.; Grando, Ângela, Org.; Belo, Marcela, Org.] - Vitória: PROEX/UFES, 2016. Disponível: https://www.4shared.com/web/preview/pdf/xjiwBSwmba?. Acesso em: 30 mar. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
RUPP, Bettina. Sobre residências artísticas: origem da expressão A.I.R. In: PARAGUAI, Luisaet al. (org.). Práticas e ConfrontAÇÕES: Anais do 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo, SP: ANPAP: UNESP, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ricardo de Pellegrin, Rebeca Lenize Stumm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.