Notas sobre a poiética como abordagem metodológica de pesquisa em arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024013Palavras-chave:
artes visuais, pesquisa em arte, abordagem metodológica, poiética, Sandra ReyResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os fundamentos da poiética como abordagem metodológica às pesquisas em Arte. Após uma sucinta separação conceitual e um breve resgate histórico da terminologia e seus usos, averigua a perspectiva proposta pela Dr.ª Sandra Rey para aplicação daquela. Percebeu-se, com isso, que o enfoque poiético, além de flexibilizar trânsitos entre as instâncias de pesquisa em Arte, por vezes, confunde-se com a gênese das pesquisas em poéticas visuais.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
MARIZ, Débora. A finalidade poiética da ação na Ética Aristotélica. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 89-99, 2014.
PASSERON, René. A poiética em questão. Tradução Sonia Taborda. Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 9-15, jun./nov. 2004.
PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Arte, Porto Alegre, v. 8, n. 15, p. 103-116, nov. 1997.
PASSERON, René. Poiética e Psicanálise. [Entrevista concedida a] Conceição Beltrão e Mario Fleig. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, n. 18, p. 91-105, jun. 2000.
PEÑA CORTÉS, Olga N. A criação poética na perspectiva de Paul Valéry. Scriptorium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 22-31, jan./jun. 2016.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
REY, Sandra. Os escritos de artistas como elemento meta-artístico. In: Anais do 27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 27º, 2018, São Paulo. Anais do 27º Encontro da Anpap. São Paulo: UNESP, Instituto de Artes, 2018. p. 3230.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em Artes Visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
VALÈRY, Paul. Introdução ao Método de Leonardo da Vinci. São Paulo: Editora 34, 1998.
VALÈRY, Paul. Variedades. Organização de João Alexandre Barbosa. Tradução de Maiza Martins de Siqueira e João Alexandre Barbosa. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Henrique Walter Ribeiro, Rebeca Stumm
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.