Rumo a uma visão holística da experiência John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021063Palavras-chave:
Estética, Experiencia, Holístico, Investigación, TransacciónResumo
A comunicação a seguir tenta mostrar, fazendo uma análise da filosofia da experiência de John Dewey, que algumas dicotomias seriam infundadas. Essas dicotomias nos fazem ver o conhecimento científico, a ética, a estética e as questões da ordem social como setores com algumas áreas periféricas em conflito, mas essencialmente separadas. Dewey nos oferece uma maneira diferente de olhar para essa questão, aplicando métodos científicos às ciências humanas e sociais. A reconstrução da experiência por Dewey permitiu-lhe dar um passo importante para restabelecer a continuidade transacional e, assim, mostrar como os julgamentos práticos e teóricos, apesar de todas as suas diferenças, podem ser reduzidos ao mesmo padrão comum. Portanto, julgamentos de valor paradigmáticos são capazes de ser racionalmente experimentalmente garantidos, assim como julgamentos de conseqüências de meios. A reconstrução da experiência, portanto, é o que permite a Dewey unir teoria (e seus julgamentos) e prática (com os seus), encurtando a diferença entre ciência, arte e moralidade, além de estabelecer pontes de contato entre elas.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Thomas M. “The Aesthetics of Reality: The Development of Dewey’s Ecological
Theory of Experience”. En: Dewey’s Logical Theory: new studies and interpretations.
Burke, T., D. Hester, and R. Talisse (eds.). Nashville: Vanderbilt University Press, 2002.
BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.) The Collected Works of John Dewey 1882-
, Carbondale, Illinois: Southern Illinois University Press, 2003. Electronic Edition, por
Intelex in its Past Masters Collection, 2003.
DEWEY, John. Teaching Ethics in the High School. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN,
Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Early Works, 1882-1898. v.
: 1893-1894. Electronic Edition, 1893/2003, pp. 4-61.
DEWEY, John. Studies in Logical Theory. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.).
The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 2: 1902-
Electronic Edition, 1903/2003, pp. 295-383.
DEWEY, John. Does Reality Possess Practical Character? En: BOYDSTON, Jo Ann;
HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works,
-1924. v. 4: 1907-1909. Electronic Edition, 1908/2003, pp. 125-142.
DEWEY, John. Essays in Experimental Logic. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 10:
-1917. Electronic Edition, 1916/2003, pp. 317-366.
DEWEY, John. Reconstruction in Philosophy. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry
(Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 12:
Electronic Edition, 1920/2003, pp. 79-278.
DEWEY, John. Ethics. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works
of John Dewey, 1882-1953. The Later Works of John Dewey, 1925-1953. V. 7: 1932 Electronic
Edition, 1932/2003, pp. 1-462.
DEWEY, John. Art as Experience. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The
collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 10: 1934.
Electronic Edition, 1934/2003, pp. 1- 352.
DEWEY, John. Logic: The Theory of Inquiry. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry
(Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 12:
Electronic Edition, 1938/2003, pp. 1- 527.
DEWEY, John. Theory of Valuation. En: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The
collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works of John Dewey, 1925-1953. v.
: 1939 Electronic Edition, 1939/2003, pp. 191- 251.
SHOOK, John R. “John Dewey’s Struggle with American Realism, 1904-1910.” en Transactions
of the Charles S. Peirce Society, Vol. XXXI, Nº 3, Bloomington, Indiana: Indiana University
Press, 1995.
SHUSTERMAN, Richard. Performing Live: Aesthetic Alternatives for the Ends of Art. Ithaca,
Nueva York: Cornell University Press, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Horacio Héctor Mercau
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.