Experiencia do usuário no processo de reformulação do design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem:
um olhar centrado na perspectiva do usuário professor
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630432020135Abstract
A contemporaneidade é demarcada por intensas transformações que tem início na Revolução Industrial da Inglaterra do século XVIII e perdura até o momento presente, identificado como Quarta Fase da Revolução Industrial que é responsável por afetar diversas características do processo produtivo. Essas transformações serão responsáveis pela alteração das dimensões econômicas, comerciais, sociais, ambientais, tecnológicas e educacionais. Neste contexto, podemos entender a criação de diversas plataformas dentro do ambiente educacional. Assim, neste universo de hiperconexão, cada vez mais interagimos com plataformas que são responsáveis por nos ajudar na organização de tarefas diárias. Frente a todas estas mudanças proporcionadas pelo mundo moderno, este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar as interações e modificações realizadas pelo usuário professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), PVANet.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BABOSA, Anabela Aparecida Silva; ANDRADE, Fábio Santos; DE CARVALHO, Rafael Nink. Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aportes para a Pesquisa em Educação a Distância. Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 1, p. 125-136, 2017.
BARROS, Vanessa Tavares de Oliveira. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de teste de usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. 2003. 146f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis.
BÉGUIN, Pascal; RABARDEL, Pierre. Concevoir pour les activités instrumentées. Revue d’intelligence artificielle, v. 14, n. 1-2, p. 35-54, 2000. Disponível em: <http://tecfa.unige.ch/tecfa/maltt/cofor-1/textes/beguin_rabardel00.pdf>.
BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de. ANALISE DE INTERFACES VISUAIS APLICADA A AMBIENTES INTERATIVOS: HEINEKEN EXPERIENCE COMO ESTUDO DE CASO. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 1, p. 1464-1475, 2015.
BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 2016.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify. 2013
CAVALCANTE, Zedequias Vieira; SILVA, Mauro Luis Siqueira da. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. In: VII EPCC – ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CESUMAR. Anais.... Maringá: Cesumar, 2011. Disponível em: <http://rgomes.yolasite.com/resources/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20REVOLU%C3%87%C3%83O%20INDUSTRIAL%20NO%20MUNDO%20DA%20TECNOLOGIA.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019.
ELLWANGER, Cristiane, ANTUNES DA ROCHA, Rudimar, PIERRE DA SILVA, Régio. Design de interação, design experiencial e design thinking: a triangulação da interação humano-computador (IHC). Revista de Ciências da Administração. 2015, 17(43), 26-36. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273543309003>. Acesso em: 10 dez. 2019.
GLODEK, Michael et al. Fusion paradigms in cognitive technical systems for human–computer interaction. Neurocomputing, v. 161, p. 17-37, 2015.
GOMES, Silvane Guimarães Silva; MOTA, João Batista; LEONARDO, Estela da Silva. CEAD 15 ANOS: Reflexões sobre experiências didáticas em EaD. 33. ed. Viçosa: Coordenadoria de Educação Aberta A Distância, 2016. 206 p.
GOMES, Silvane Guimarães Silva; SOARES, Luciano Fialho. Manual do PVANet: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Viçosa: Cead/ufv, s/d. 45 p. Disponível em: <https://www2.cead.ufv.br/tutorialpvanet/estudante/docs/manual-pvanet.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019.
MARGOLIN, Victor. Getting to know the user. Design studies, v. 18, n. 3, p. 227-236, 1997.
MOURA, Marina Palma de et al. A quarta revolução industrial e os desafios para a indústria e para o desenvolvimento brasileiro. 2018.
SANTANA, Débora Viviane Albuquerque Granja. Análise da usabilidade da Plataforma Brasil: uma abordagem ergonômica. 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SCHLEMMER, Eliane; SACCOL, Amarolinda Zanela; GARRIDO, Susane. Um modelo sistêmico de avaliação de softwares para educação a distância como apoio à gestão de EaD. REGE Revista de Gestão, v. 14, n. 1, p. 77-91, 2007.
Downloads
Pubblicato
Versioni
- 2020-10-01 (2)
- 2020-10-02 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Thalita Rodrigues Rossi, Tereza Angelica Bartolomeu, Silvane Guimarães Silva Gomes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade".