Experiencia do usuário no processo de reformulação do design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar centrado na perspectiva do usuário professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630432020135

Palavras-chave:

observação do uso , trabalho e atividade , avaliação de sistemas AVA, desing

Resumo

A contemporaneidade é demarcada por intensas transformações que tem início na Revolução Industrial da Inglaterra do século XVIII e perdura até o momento presente, identificado como Quarta Fase da Revolução Industrial que é responsável por afetar diversas características do processo produtivo. Essas transformações serão responsáveis pela alteração das dimensões econômicas, comerciais, sociais, ambientais, tecnológicas e educacionais. Neste contexto, podemos entender a criação de diversas plataformas dentro do ambiente educacional. Assim, neste universo de hiperconexão, cada vez mais interagimos com plataformas que são responsáveis por nos ajudar na organização de tarefas diárias. Frente a todas estas mudanças proporcionadas pelo mundo moderno, este trabalho tem como objetivo analisar e caracterizar as interações e modificações realizadas pelo usuário professor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), PVANet.

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Biografia do Autor

Tereza Angelica Bartolomeu, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1989), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2002). É Professora (Titular) do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 1989. Atualmente é Membro do Conselho de Administração da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE); Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil na UFV; Membro representante da UFV no Conselho Municipal de Turismo de Viçosa; Membro representante do CCH no Conselho Técnico da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da UFV ( CEAD-UFV), na Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Viçosa (CPPD-UFV), e na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Viçosa (CPA-UFV). Coordena os Laboratórios de Têxteis, de Modelagem e de Produção do Vestuário do Departamento de Economia Doméstica; o Ateliê de Costura do Núcleo de Desenvolvimento Social de Viçosa no CENTEV (NUDESE-CENTEV-UFV) e o projeto de extensão ?Fazendo Arte?. É Líder do grupo de pesquisa do CNPq ?Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural? e é membro dos grupos de pesquisa do CNPQ: CREC: Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo; PLURAL - Moda e Vestuário; Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social e ERGOSAT - Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho. Tem experiência nas áreas de Ensino a Distância e Economia Doméstica, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo; Terceirização; Desenvolvimento de produtos do vestuário, planejamento, produção e conservação; Avaliação, higienização e conservação de materiais têxteis; Hotelaria Hospitalar; Ensino a Distância e TICs na prática docente.

Ivis Aguiar, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Ex-estagiário Bolsista da Coordenadoria de Educação Aberta Distância da UFV.

Silvane Guimarães Silva Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação e Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma Universidade. É professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, vinculada à Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFV; Membro do Conselho de Administração da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE); Tem experiência na EAD; desenvolvimento de projetos e cursos a distância; Disciplinas semipresenciais; Treinamento para tutoria de EAD; Elaboração de conteúdos, materiais didáticos e coordenação de atividades para uso das TICs no ensino. Tem interesse pelos estudos nas seguintes áreas: Metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, Uso das TICs no processo educacional; Aprendizado Baseado em Problema/projeto (ABP); Empreendedorismo; Material didático para EAD; Formação de tutores para EAD, Neurociência aplicada a educação

Thalita Rodrigues Rossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Econima Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em educação Inclusiva em Contextos Escolares - FACED/UFJF. Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais DCS/UFV.

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Publicado

2020-10-02 — Atualizado em 2020-10-01

Versões

Como Citar

BARTOLOMEU, Tereza Angelica; AGUIAR SOUZA, Ivis; GOMES, Silvane Guimarães Silva; ROSSI, Thalita Rodrigues. Experiencia do usuário no processo de reformulação do design de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar centrado na perspectiva do usuário professor. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 135–153, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020135. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17544. Acesso em: 7 nov. 2024.