Políticas e Fluxo de Avaliação
Os artigos submetidos à Revista de Ensino em Artes, Moda e Design são avaliados por meio do sistema de revisão por pares duplo-cego (double-blind review), no qual tanto os autores quanto os avaliadores permanecem anônimos. Dois ou três pareceristas, selecionados pela Editoria-chefe dentre os parecerista cadastrados na revista que conduzirão a avaliação. Estes avaliadores devem ser profissionais de reconhecida experiência e formação acadêmica, preferencialmente doutores, atuantes em instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou internacionais, com produção científica significativa nas áreas de interesse da revista.
O processo editorial segue cinco fases rigorosas:
1. Avaliação preliminar pela Editoria-chefe: O artigo é inicialmente avaliado pela Editoria-chefe, que verificará sua adequação ao escopo e às normas editoriais da revista. Caso necessário, o texto poderá ser devolvido ao autor(a) com sugestões de ajustes ou ser rejeitado nessa fase se não atender aos critérios da publicação.
2. Revisão por pares: O manuscrito é enviado para dois ou três pareceristas ad hoc, especialistas na área ou abordagem do artigo. Textos que recebem dois pareceres favoráveis avançam para a fase de revisão de linguagem e ajustes pelos autores. Artigos com dois pareceres desfavoráveis são rejeitados, e os autores são informados. Se houver divergência entre os pareceres, o artigo será submetido a um terceiro avaliador. Caso sejam sugeridas modificações, os autores devem realizar as alterações recomendadas para que o artigo seja publicado.
3. Avaliação das modificações e verificação de similaridade: Após a revisão pelos autores, os textos são submetidos ao software de detecção de similaridades, iThenticate, para garantir a originalidade do conteúdo. Nesta etapa, o artigo pode ser rejeitado por alta similaridade com outras publicações ou devolvido ao autor(a) para correções de similaridade.
4. Revisão final e ajustes linguísticos: Se aprovado, o artigo retorna ao autor(a) para uma revisão final, que inclui correção ortográfica, gramatical e contextual.
5. Autorização final e publicação: Após a diagramação, o autor(a) revisa o texto para verificar sua correção e, uma vez aprovado, autoriza a publicação.
Práticas Éticas e Detecção de Plágio
Seguindo as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), a Revista de Ensino em Artes, Moda e Design adota rigorosas práticas éticas no processo editorial. Todos os artigos são submetidos à verificação de originalidade por meio do software iThenticate, que detecta coincidências e similaridades com textos previamente publicados. Caso seja identificada má conduta, como plágio, o artigo será rejeitado e os autores serão notificados.
1. Este periódico é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam.
2. A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.
3. Ao depositar todo o nosso conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, permitimos que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente.
4. Se forem detectadas similaridades elevadas ou práticas inadequadas, o manuscrito será rejeitado, e os autores serão informados. A revista também não aceita a "reciclagem" de textos, ou seja, a reutilização de textos previamente publicados sem referência adequada.
Crossref Similarity Check Powered by iThenticate
Princípios éticos e boas práticas
A publicação é parte da pesquisa acadêmica e científica das áreas de conhecimento que a Revista abrange.
O periódico desenvolve seu trabalho conforme princípios éticos e de respeito à cultura acadêmica e intelectual, baseados nas recomendações de boas práticas do Commitee on Publication Ethics (Cope). Tais princípios devem ser observados por todas as partes envolvidas na publicação: editores, autores e avaliadores.
Deveres do editor
1. Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
2. Manter em sigilo toda e qualquer informação sobre os trabalhos submetidos, exceto em relação aos avaliadores e a equipe editorial.
3. Decidir, em última instância, quais trabalhos serão publicados, adotando como critério de decisão as diretrizes e as normas do periódico e considerando (mas não sendo obrigado a acatar) a avaliação dos pareceristas.
4. Não usar em pesquisas próprias, sem consentimento expresso e por escrito dos autores, informações contidas em manuscritos submetidos ao periódico.
5. Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento do editor com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
6. Acolher reclamações sobre aspectos éticos ou de conteúdo incorreto a respeito de manuscritos submetidos ou trabalhos publicados. Tomar as medidas necessárias, de acordo com as recomendações do Cope, para o tratamento das reclamações apresentadas.
Deveres dos Pareceristas:
1. Conhecer o perfil do periódico, suas diretrizes e normas de publicação.
2. Auxiliar a equipe editorial na tomada de decisão sobre a publicação de manuscritos submetidos ao periódico, por meio de avaliação dos trabalhos e recomendação de melhoria aos autores.
3. Notificar imediatamente a equipe editorial sobre: a) sua disponibilidade ou não para fazer as avaliações para as quais foi convidado; b) impossibilidade de cumprimento de prazos de avaliação; c) conflito de interesses manifestado por qualquer aspecto relativo ao manuscrito; d) não qualificação para a avaliação do manuscrito.
4. Avaliar os manuscritos com objetividade e clareza, expressando críticas ou recomendações apoiadas em argumentos, levando em conta as delimitações teórico-metodológicas explicitadas no trabalho.
5. Avaliar manuscritos submetidos sem levar em conta raça, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, regionalidade, posicionamento político ou ideológico e perspectivas teóricas dos autores, e sem se deixar influenciar pela obtenção de vantagens pessoais, comerciais ou de fontes de receita.
6. Tratar os manuscritos como documentos sigilosos. Não mostrar, discutir ou comentar com terceiros os trabalhos em avaliação, nem pessoalmente e nem por meio de postagens (mesmo que não identificadas) em sites de redes sociais.
7. Não usar informações privilegiadas obtidas por meio de avaliação dos manuscritos para proveito pessoal.
8. Recusar a avaliação de manuscritos em relação aos quais se configure conflito de interesses devido a questões competitivas, colaborativas ou de outra natureza, por meio de relacionamento com autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.
9. Os avaliadores receberão declaração comprobatória das avaliações realizadas e terão seu nome publicado em nominata na última edição do ano.
Deveres dos Autores:
1. Submeter trabalhos originais, que não estejam em processo de submissão a outros periódicos ou eventos. A equipe editorial, a seu exclusivo critério, pode considerar a publicação de versões notadamente modificadas e atualizadas de trabalhos apresentados e/ou publicados em anais de eventos, bem como de manuscritos publicados em servidores de preprint. Nestes dois casos, a situação deve ser informada à Equipe Editorial antes ou durante o processo de submissão, sob o risco de o manuscrito ser automaticamente recusado.
2. Observar intervalo de 8 meses entre a publicação de um trabalho e a submissão de outro manuscrito.
3. Elaborar trabalhos que apresentem um relato claro e preciso da pesquisa realizada ou da discussão teórica proposta, explicitando objetivos e conclusões obtidas. Apresentar dados, métodos, processos, fontes e referências que possibilitem a reprodução ou a conferência da pesquisa.
4. Certificar-se de que o manuscrito não apresenta declarações fraudulentas, intencionalmente imprecisas ou distorcidas, pois implicam recusa imediata do manuscrito ou exclusão da publicação.
5. Certificar-se de que as ideias, conceitos e falas de outras fontes e autores, mencionados ou discutidos no manuscrito, estão claramente apresentadas como citações diretas ou indiretas e corretamente referenciadas segundo as Normas do periódico, para que incorreções desta ordem não sejam categorizadas como plágio. Qualquer forma de plágio, incluindo o autoplágio, constitui um comportamento editorial antiético e inaceitável.
6. Usar imagens, documentos e qualquer outra informação privada ou concedida em particular apenas se tiver obtido permissão explícita e por escrito das fontes ou dos detentores dos direitos autorais, quando estes se aplicarem.
7. Apresentar, no momento da submissão, quando for o caso, autorização do Comitê de Ética da instituição à qual o autor do manuscrito esteja vinculado ou à qual a pesquisa esteja vinculada.
8. Informar, no momento da submissão, dados e metadados de todos os autores, incluindo link do currículo Lattes e identificador ORCID. O trabalho pode ser assinado por até no máximo quatro autores, e o primeiro informado é considerado o autor correspondente.
9. Ler, aceitar e atender as Condições de submissão no sistema do periódico, no momento do processo de submissão.
10. Divulgar todas as fontes de apoio financeiro à pesquisa ou ao projeto relatados no manuscrito, incluindo bolsas de pós-graduação de agências de fomento.
11. Informar imediatamente se descobrir erro significativo ou imprecisão em trabalho seu que tenha sido publicado, bem como cooperar para correção o artigo.
12. Desde que cumpridas as normas e diretrizes da revista e os manuscritos sigam para avaliação, os autores têm direito de receber avaliações consistentes sobre o manuscrito submetido, redigidas de forma objetiva e polida, e que constituam contribuição efetiva para a pesquisa e para a formação do pesquisador.
13. Os autores têm amplo direito à defesa em caso de acusações de plágio, atitude antiética ou infração de boas práticas.
Publicação de Artigos por Artistas e Profissionais sem Titulação Acadêmica
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design reconhece o valor do conhecimento prático e teórico dos artistas em suas áreas de atuação. Portanto, a revista aceita submissões de artistas e profissionais que, embora não possuam titulação acadêmica formal, têm ampla experiência e reconhecimento em suas áreas, desde que referendados pelos editores dos dossiês temáticos. Esta prática visa valorizar o conhecimento prático e diversificar as perspectivas na produção acadêmica.
Responsabilidade Ideológica Autoral
Os artigos publicados representam exclusivamente as opiniões e pontos de vista de seus autores, e não refletem necessariamente a posição oficial da Revista de Ensino em Artes, Moda e Design ou de suas instituições afiliadas. Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo apresentado.
Submissão de Artigos Apresentados em Eventos Científicos
A revista aceita artigos derivados de comunicações de pesquisa já publicadas em anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e expandidos. Os autores devem explicitar e referenciar, em nota de rodapé, os anais originais, respeitando um limite de até 10% de similaridade com o texto original.
Adaptações de Trabalhos Acadêmicos
No caso de artigos originados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses, o autor deve informar essa condição no momento da submissão, no campo "Notas para o Editor". Caso o artigo seja aprovado, essa informação deverá constar em nota de rodapé, indicando o trabalho original que deu origem ao manuscrito.