Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Normas para Submissões
Déclaration de confidentialité
Contact
Numéro courant
Archives
Avaliadores Ad hoc (2021 - 2022)
Indexadores
Scopus
Web of Science
Redalyc
DIAJ
REDIV
Sumários.org
LatinREV
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 13 No 33 (2021): Ensino de História e Tempo Presente
Vol. 13 No 33 (2021): Ensino de História e Tempo Presente
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180313332021
Publiée:
2021-05-21
Editorial
Editorial
Reinaldo Lindolfo Lohn, Maria Teresa Santos Cunha, Silvia Maria Fávero Arend
e0001
PDF (Português (Brasil))
Seção Temática: Loucura e Tempo Presente
Apresentação
Sandra Caponi, Viviane Borges
e0113
PDF (Português (Brasil))
“Memórias invisíveis”: a produção de um documentário sobre o Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider
Mariana Zabot Pasqualotto, Andrea V. Zanella
e0114
PDF (Português (Brasil))
A teoria da degeneração e suas implicações no Hospital de Doenças Nervosas e Mentais. Recife, PE /1920
Carlos Alberto Cunha Miranda
e0115
PDF (Português (Brasil))
Los estudios médico-legales y las enfermedades mentales en Colombia, 1930-1950
Maria Fernanda Vásquez
e0116
PDF (Português (Brasil))
Recurso de la acción de tutela por derecho a la salud mental en la jurisprudencia colombiana, 2000-2019
Jairo Gutiérrez Avendaño, Edwin Herazo
e0117
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Aprendizagem conceitual e orientação: uma análise dos estudos da educação histórica em Portugal e no Brasil (2000-2017)
Eder Cristiano de Souza
e0201
PDF (Português (Brasil))
A imaginação nacional dos judeus norte-americanos: do pluralismo cultural liberal e sionista de Horace Kallen às incertezas do século XXI
Flávio Limoncic
e0202
PDF (Português (Brasil))
Viajera de tu memoria: reflexiones sobre el uso de las entrevistas en historia de las mujeres
Adriana María Valobra
e0203
PDF (Português (Brasil))
A mobilização das tópicas do pensamento social brasileiro na historiografia comercial consumida no Brasil em tempos de crise democrática (2013-2020)
Rodrigo Perez Oliveira
e0204
PDF (Português (Brasil))
Maternidad, justicia y robo de niños y niñas: demandas de mujeres que buscan a sus hijas e hijos robados en Argentina
Soledad Gesteira
e0205
PDF (Português (Brasil))
Compromisso e autonomia: uma guerra fria entre a Revolução Cubana e Ángel Rama
Pedro Demenech
e0206
PDF (Português (Brasil))
Memorias y lugares de desaparición: las declaraciones públicas de los perpetradores de la ESMA en Argentina
Claudia Viviana Feld, Valentina Isolda Salvi
e0207
PDF (Português (Brasil))
Dimensões axiológicas fixadas em exercícios de livros didáticos de História
Marcus Leonardo Bomfim Martins
e0208
PDF (Português (Brasil))
Recife, metrópole amarga do Regionalismo: misoginia, sexismo e relações de gênero da obra de Mauro Mota (1940-1980)
Tércio de Lima Amaral, Aline Maria Grego Lins
e0209
PDF (Português (Brasil))
A autoestima piauiense, os usos políticos e as repercussões na memória
Cláudia Cristina da Silva Fontineles
e0210
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Apresentação
Helenice Aparecida Bastos Rocha, María Paula Gonzales, Mauro Cezar Coelho
e0101
PDF (Português (Brasil))
Ditadura militar brasileira nas aulas de história
Verena Alberti
e0102
PDF (Português (Brasil))
O ensino da ditadura civil-militar no tempo presente pelo olhar dos professores mestres do ProfHistória
Alessandra Carvalho
e0103
PDF (Português (Brasil))
La historia del conflicto armado colombiano y del paramilitarismo narrada por estudiantes: silencios y tergiversaciones alrededor de una historia controversial
Nilson Javier Ibagón, Antonio Echeverry
e0104
PDF (Português (Brasil))
Representaciones y prácticas docentes en torno a la dictadura de Franco
Néstor Banderas Navarro, Carlos Fuertes Muñoz
e0105
PDF (Português (Brasil))
Uma flor com História: ensinar o fim da ditadura em Portugal a partir de uma narrativa literária
Ana Isabel Moreira, Maria Elisa Sousa, Pedro Duarte
e0106
PDF (Português (Brasil))
Se não agora, quando? A urgência do hoje e a desigualdade como tema no Ensino de História
Fernando Seffner
e0107
PDF (Português (Brasil))
La historia reciente/presente desde una perspectiva de los problemas sociales en la educación de ciudadanías
Miguel Angel Jara
e0108
PDF (Português (Brasil))
A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica
Erinaldo Vicente Cavalcanti
e0109
PDF (Português (Brasil))
Representaciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de la historia reciente peruana de los estudiantes del profesorado en ciencias sociales
Augusta Valle Taiman
e0110
PDF (Português (Brasil))
Memoria histórica e historia enseñada: construcciones simbólicas del futuro profesorado y su vínculo con la experiencia escolar
Isidora Sáez-Rosenkranz, Judit Sabido-Codina, Joaquín Prats Cuevas
e0111
PDF (Português (Brasil))
“Decifra-me ou te devoro!” - os desafios propostos pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores e as licenciaturas em História (2002-2019)
Mauro Cezar Coelho
e0112
PDF (Português (Brasil))
Entrevista
A História do Tempo Presente, relações de gênero, homossexualidades e a escrita da História: entrevista com Benito Bisso Schmidt
Benito Bisso Schmidt ; Hélio Secretário dos Santos
e0301
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
A presença colonial no território palestino: uma reflexão historiográfica e testemunhal sobre os séculos XX e XXI na Palestina
Carolina Ferreira de Figueiredo
e0401
PDF (Português (Brasil))
info
Faire une soumission
Faire une soumission
sjr
redes
Suivez-nous
face
inst
tw
you
Langue
English
Português (Brasil)
Español (España)
Français (France)