A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0109Resumo
Este artigo analisa como um conjunto de alunos e alunas do 9º Ano da Educação Básica de uma escola pública representa o tempo na história ensinada em sala de aula. Como procedimento metodológico para atingir esse objetivo foi aplicado um questionário durante as atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Faculdade de História (Fahist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), pelo qual os estudantes puderam registrar um conjunto de informações sobre o ensino de História, em especial no que se refere às suas relações com a compreensão de tempo. A partir dos registros produzidos pelos alunos/as, percebeu-se que a história ensinada se relaciona predominantemente ao passado, praticamente sem vínculo ou relação com o presente e sem conexões com projeções de futuro.
Palavras-chave: História; ensino; tempo; educação básica.
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