A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0109

Resumen

Este artículo analiza cómo un grupo de alumnos de 9º grado de una escuela pública representa el tiempo en la historia que se enseña en el aula. Se aplicó un cuestionario durante las actividades realizadas en el marco del Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional de Brasil (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência [PIBID]) en la Facultad de Historia (Faculdade de História [FAHIST]) de la Universidad Federal del Sur y Sudeste de Pará (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará [UNIFESSPA]), a través del cual los estudiantes pudieron registrar un conjunto de información sobre la enseñanza de Historia, especialmente en lo que respecta a su relación con la comprensión del tiempo. A partir de los registros producidos por los alumnos, se notó que la historia enseñada está predominantemente relacionada con el pasado, prácticamente sin vínculo o relación con el presente y sin conexiones con proyecciones futuras.

Palavras-chave: Historia; enseñanza; tiempo; educación básica

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Biografía del autor/a

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Diretor da Associação Brasileira de História Oral - Regional Norte (Biênio 2018/2020). Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, Mestre e Doutor pela Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina. É autor dos Livros Didáticos: "Pernambuco de Muitas Histórias: História do Estado de Pernambuco" (2012), e "História e Geografia de Pernambuco" (2015) publicados pela Editora Moderna. Também é autor de "Relatos do Medo: a ameaça comunista em Pernambuco - Garanhuns 1958-1964, (EdUFPE, 2012), e autor e organizador de "A história e suas práticas de escritas: relatos de pesquisa", (EdUFPE, 2013), "A história e suas práticas de escritas: narrativas e documentos" (EdUFPE, 2014); "A história e suas práticas de escritas: leituras do tempo, (EdUFPE, 2016), "História: demandas e desafios do tempo presente - produção acadêmica, ensino de história e formação docente" pela EdUFMA (2018) e "Ditadura militar no Brasil: entre práticas e representações" pelas editoras FGV e EdUFPE (2017). Coordena o laboratório e grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - CNPq/Unifesspa), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ditadura Militar; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É Diretor de Pós-Graduação da Unifesspa e também é membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica - COMFOR, é parecerista de revistas especializadas como a Revista História Hoje (ANPUH-Brasil). É professor e coordenador do PPGHIST/Unifesspa (Mestrado Acadêmico).

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

CAVALCANTI, Erinaldo Vicente. A história sem presente e o ensino sem futuro: representação do tempo no ensino de História pelos alunos da Educação Básica. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 33, p. e0109, 2021. DOI: 10.5965/2175180313332021e0109. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313332021e0109. Acesso em: 23 nov. 2024.