Arte e docência: notas sobre o projeto Transvisões
Palabras clave:
Docência, Arte, Formação, Educação Básica,Resumen
O texto apresenta o relato de um projeto intitulado Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional, realizado a partir dos estudos de um grupo de pesquisa de uma Universidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo deste relato é apresentar as vivências dos envolvidos no projeto, bem como visibilizar a partir de quem/do que ele é pensado e seus efeitos na docência das participantes. Tal projeto teve como ações oficinas relacionadas à arte, ministradas por artistas locais, tendo como público-alvo professoras da educação básica. No trabalho com os artistas foram desenvolvidas atividades relacionadas às suas produções bem como discussões com relação à criação das obras. Após a atividade foram realizadas entrevistas com oito professoras participantes. Na análise das entrevistas foi possível perceber que a participação das professoras nas oficinas as fez pensar sobre as aprendizagens, tanto de seus alunos quanto as suas. Além disso, percebeu-se a desconstrução das dicotomias belo e feio, bom e mau, certo e errado, no que diz respeito à arte e docência. Ainda, após a participação nas oficinas, as docentes manifestaram o desejo da construção de outras propostas que sigam buscando articulações entre arte e docência.
Descargas
Citas
CABRAL, Ivone E. O compromisso social da pesquisa: implicações do pesquisador. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.
CHANA de Moura. In: AURA ARTE – aproximações contemporâneas. Disponível em: <https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura"https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura>. Acesso em: 10 outubro 2017.
CORAZZA, Sandra. Uma vida de professora. Ijuí: Unijuí, 2005.
FALCÃO, Eliane B. M.; CERQUEIRA, Rui. Ativar ou desativar o interesse pelo outro: uma escolha para a universidade e para a ciência. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 21-32.
FISCHER, R. M. B. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Educação, v. 37, n. 1, p. 42-51, jan./abr. 2014.
GALLO, Sílvio. A orquídea e a vespa: transversalidade e currículo rizomático. In: GONSALVES, Elisa P.; CARVALHO, Maria Eulina P. PEREIRA, Maria Z. da C. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas, SP: Alínea, 2004. p. 37-50.
HATTGE, Morgana Domênica; HORN, Cláudia Inês; ALTHAUS, Henriqueta; FREITAS, Francine Nara de. Currículo, governamento e processos de subjetivação. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 49 - 58.
HELGUERA, Pablo. Transpedagogia: a arte contemporânea e os veículos da educação. In: HOFF, Mônica. (Orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011. p. 11-31.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Da arte docência e inquietações contemporâneas para a pesquisa em educação. Revista Teias, v. 14, n. 31, p. 34-45, 2013.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docência. Revista Brasileira Educação, v. 22, n. 69, p. 429-452, Junho de 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt"http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 mai. 2017.
MUNHOZ, Angélica Vier; HATTGE, Morgana Domênica. Algumas notas sobre espaços e movimentos do currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3,p. 316-322, set/dez de 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.317322>. Acesso em: 14 mai. 2017.
MUNHOZ, Angélica Vier et al. Aprender no encontro com o mestre. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 7-18.
RITCHER, Ivone Mendes. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
SOUZA, Netto. Das tripas à arte – processos de ensino em arte-educação a partir das obras de Lenice Weis. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, n. 3, 2016. p. 202-225.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.