Ensino de Arte & Escola Bilíngue: relato sobre experiência com a Proposta Triangular na Educação de surdos sob a perspectiva de Vygotsky

Autores

  • Sandra Maria Silva Oliveira Universidade de Taubaté
  • Suelene Regina Donola Mendonça Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813022017179

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Proposta Triangular, Vygotsky, Educação Inclusiva,

Resumo

Este artigo é o relato de experiência sobre uma proposta artística realizada numa escola bilíngue para surdos no interior do estado do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de demonstrar a importância do ensino da arte, baseado na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, cujo tema foi impressionismo sob a perspectiva de Vygotsky. A relevância desta proposta de caráter qualitativo, descritivo e explicativo se dá ao oportunizar e ampliar o conhecimento do movimento artístico na escola bilíngue. Discute-se a comunicação, que deve ocorrer em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os resultados apontam que apesar da dificuldade imposta pela comunicação, nem sempre satisfatória, há troca e produção de conhecimento. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para futuras discussões sobre o ensino da arte para alunos surdos.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Silva Oliveira, Universidade de Taubaté

Cursa atualmente MESTRADO em EDUCAÇÃO - UNITAU/SP (2015-2017); Possui Licenciatura em Artes Visuais - UBM - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA (2008); ESPECIALIZAÇÃO em ENSINO DE ARTE - UCAM (2014); ESPECIALIZAÇÃO em METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE - FACINTER (2011); Atualmente é Professora DOC IV da Prefeitura Municipal de Resende e Professora DOC I - Artes - Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, teatro, educação, educação bilíngue e língua brasileira de sinais.

Suelene Regina Donola Mendonça, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Deficientes da Audio Comunicação pela Universidade de Taubaté (1981), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação - Ponticífia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professora da Educação Básica II - Educação Especial (Def. Auditivos). Secretaria da Educação do Estado de Sao Paulo (1982-2012) .Professora Colaboradora da Universidade de Taubaté (1998-2009). Assistente III da Universidade de Taubaté (2010), lotada no Departamento de Pedagogia, concursada na disciplina de Didática, com atuação na graduação, extensao e pós-graduação. Psicopedagoga do Programa de Atendimentos aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Universidade de Taubaté (2010-2013). Participou do corpo docente do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano : Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté (2011/2013). Atualmente participa do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da mesma instituição.Atua na coordenação de área de subprojeto da licenciatura em Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)da CAPES.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Políticas e Praticas Inclusivas, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação especial, educação inclusiva, educação de surdos, desenvolvimento, ensino e aprendizagem.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

SILVA OLIVEIRA, Sandra Maria; DONOLA MENDONÇA, Suelene Regina. Ensino de Arte & Escola Bilíngue: relato sobre experiência com a Proposta Triangular na Educação de surdos sob a perspectiva de Vygotsky. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 179–198, 2017. DOI: 10.5965/1984317813022017179. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8886. Acesso em: 22 dez. 2024.