Ensino de Arte & Escola Bilíngue: relato sobre experiência com a Proposta Triangular na Educação de surdos sob a perspectiva de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017179Palavras-chave:
Ensino de Arte, Proposta Triangular, Vygotsky, Educação Inclusiva,Resumo
Este artigo é o relato de experiência sobre uma proposta artística realizada numa escola bilíngue para surdos no interior do estado do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de demonstrar a importância do ensino da arte, baseado na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, cujo tema foi impressionismo sob a perspectiva de Vygotsky. A relevância desta proposta de caráter qualitativo, descritivo e explicativo se dá ao oportunizar e ampliar o conhecimento do movimento artístico na escola bilíngue. Discute-se a comunicação, que deve ocorrer em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os resultados apontam que apesar da dificuldade imposta pela comunicação, nem sempre satisfatória, há troca e produção de conhecimento. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para futuras discussões sobre o ensino da arte para alunos surdos.Downloads
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