Ensino de Arte & Escola Bilíngue: relato sobre experiência com a Proposta Triangular na Educação de surdos sob a perspectiva de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017179Keywords:
Ensino de Arte, Proposta Triangular, Vygotsky, Educação Inclusiva,Abstract
Este artigo é o relato de experiência sobre uma proposta artística realizada numa escola bilíngue para surdos no interior do estado do Rio de Janeiro. Tem o objetivo de demonstrar a importância do ensino da arte, baseado na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, cujo tema foi impressionismo sob a perspectiva de Vygotsky. A relevância desta proposta de caráter qualitativo, descritivo e explicativo se dá ao oportunizar e ampliar o conhecimento do movimento artístico na escola bilíngue. Discute-se a comunicação, que deve ocorrer em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Os resultados apontam que apesar da dificuldade imposta pela comunicação, nem sempre satisfatória, há troca e produção de conhecimento. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para futuras discussões sobre o ensino da arte para alunos surdos.Downloads
References
ALZUGARAY, Domingo; CARTA, Luis & FASANO, Fabrizio. Biblioteca de Arte – Os Impressionistas. São Paulo: Três, 1973.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BUENO, Luciana Estevam Barone. Linguagem das Artes Visuais. Curitiba: Ibpex, 2008.
BUORO, Ana Amélia Bueno. Olhos que pintam: A leitura da imagem no ensino da arte. 2ª ed. São Paulo: Educ/Cortez, 2003.
CAMPELLO, Ana Regina; Rezende, P. L. F. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, n. 2 Curitiba: UFPR, 2014, p. 71-92.
CORTELAZZO, Patrícia Rita. A História da Arte por meio da Leitura de Imagens. Curitiba: Ibpex, 2008.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DONDIS, A. Dondis. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
IMBROISI, Margaret H.; MARTINS, Simone R. História da Arte – Linha do Tempo – Impressionismo. Apresenta reproduções virtuais de obras de artistas dos movimentos estéticos na história da arte. 1998. Disponível: http://www.historiadaarte.com.br/linha/impressionismo.html
SILVA, Maria Cristina Rosa Fonseca.(Org.) A inclusão na fala do professor de arte: recortes da cultura escolar. In: Educação Arte e Inclusão: Trajetórias de Pesquisa. Florianópolis: UFSC, 2009.
PUPPI, Alberto. Comunicação e semiótica. Curitiba: Ibpex, 2009.
SANTOS, R. A.; MENDONÇA, S. R. D.; OLIVEIRA, M. C. A instituição especializada em tempos de inclusão. Revista Educação Especial. Santa Maria. v. 27, n. 48, p. 41-52, jan. abr. 2014. Disponível: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em 11 de janeiro de 2016.
SKLIAR, Carlos. Bilingüismo e Biculturalismo. Uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdos. Caxambu: ANPED, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Diagnóstico do desenvolvimento e clínica pedológica da infância difícil. [Esquema de investigação pedológica]. Tradução das partes 5 e 6 de: VIGOTSKI, L. S. Diagnóstico del desarollo y clínica paidológica de la infancia difícil. In:_______. Obras Escogidas. Tomo 5 – fundamentos de defectología. Madrid: Visor y Ministério de Educación y Ciencia, 1997. p. 275-338. Disponível: www.4shared.com/file/55971081/d96ff395/Vigotski
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da Arte. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZABALZA, M. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.