Cartas a jovens estudantes: questionamentos para pensar sobre a escola na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317818220227%20Palavras-chave:
Escola, Juventudes, CriaçãoResumo
O presente relato de experiência busca refletir acerca de provocações advindas do projeto “Objetos de Pensar”, por meio de oficinas ministradas a professores e estudantes de graduação e pós-graduação. A escrita apresenta-se como relato de prática, propondo uma articulação entre elementos despertados pelos participantes e discussões acerca das relações entre jovens e a escola na contemporaneidade. O referencial teórico parte de contribuições que envolvem o lugar dos jovens na escola (DAYRELL, 2003; 2007) e o tempo-espaço dedicado ao estudo (LARROSA, 2018). Os resultados, elaborados por meio de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), compõem temáticas que versam sobre os impactos do Objeto nos participantes da oficina e os modos de perceber os tempos das juventudes no espaço escolar, que pode tanto limitar e cercear os estudantes quanto possibilitar diferentes criações. Ao final, considera-se a relevância de discussões que envolvam o protagonismo dos estudantes, destacando-os como habitantes do espaço escolar e que, portanto, têm muito a pensar e a dizer sobre o mesmo.
Downloads
Referências
BLACK, D. O trono do estudar. Brasil: 12 Dólares (SP), Marini (RJ) e Rockit (RJ) por Fabio Pinczowski. 2015. (4 min 57 s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v= q4-SE_tJ4OM>. Acesso em: 13 ago. 2020.
DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007.
DAYRELL, J. O sujeito como social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, set./dez. 2003.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 101-133.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
LEÃO, G.; CARMO, H. C. do. Os jovens e a escola. In: CORREIA, L. M.; ALVES, M. Z.; MAIA, C. L. (orgs.). Cadernos Temáticos: Juventude Brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 11-44.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C.. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MUNHOZ, A. V.; OLEGARIO, F.; HATTGE, M. D.; SCHWERTNER, S. F. (orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Editora Univates, 2020. Disponível em: < https:// www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2020.
RANCIÈRE, J. L’école de la démocratie. Paris: Edilig, 1998.
SCHWERTNER, S. F. Fotografias em discurso: as funções da escola em foco. Reflexão e Ação, v. 27, n.1, p. 133-150, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/ index.php/reflex/article/view/10930/pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
SCHWERTNER, S. F.; CONRAD, J. M. Um click na escola: olhares e discursos de jovens estudantes sobre a instituição escolar contemporânea. Caderno Pedagógico, v. 13, n. 2, p. 28-46, 2016. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/ view/1126/1015>. Acesso em: 13 ago. 2020.
SCHWERTNER, S. F.; CONRAD, J. M.; DIESEL, D.; WEBER, D. M. O livro é de papel, e a imaginação rola solta: a biblioteca escolar na ótica de jovens estudantes. Educação em Foco, v. 20, n. 31, p. 95-114, set. 2017. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/ educacaoemfoco/article/view/1894/1422>. Acesso em: 13 ago. 2020.
SCHWERTNER, S. F.; MUNHOZ, A.V. Imagens da escola e as suas funções na contemporaneidade: o discurso de estudantes concluintes do Ensino Médio. Imagens da Educação, v. 7, n. 1, p. 58-69, jan. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/ index.php/ImagensEduc/article/view/30285/pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
SILVA, C. A.; ZANELATTO, E.; SCHWERTNER, S. F. Grupos focais: desafios e possibilidades na pesquisa educativa. Debates em Educação, v. 11, p. 1-13, 2019. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6852/pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.
TEIXEIRA, I. Uma carta, um convite. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 11-42.
VILLAS, S.; NONATO, S. Juventude e projetos de futuro. In: CORREIA, L. M.; ALVES, M. Z.; MAIA, C. L. (orgs.). Cadernos Temáticos: Juventude Brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 11-45.
WELLER, W. Jovens no Ensino Médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (orgs.). Juventude e Ensino Médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 135-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bianca Isabel Pederiva, Suzana Feldens Schwertner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.