Arte e docência: notas sobre o projeto Transvisões

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Natália Schuck Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Alissara Zanotelli Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Morgana Domênica Hattge Universidade do Vale do Taquari

Palavras-chave:

Docência, Arte, Formação, Educação Básica,

Resumo

O texto apresenta o relato de um projeto intitulado Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional, realizado a partir dos estudos de um grupo de pesquisa de uma Universidade no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo deste relato é apresentar as vivências dos envolvidos no projeto, bem como visibilizar a partir de quem/do que ele é pensado e seus efeitos na docência das participantes. Tal projeto teve como ações oficinas relacionadas à arte, ministradas por artistas locais, tendo como público-alvo professoras da educação básica. No trabalho com os artistas foram desenvolvidas atividades relacionadas às suas produções bem como discussões com relação à criação das obras. Após a atividade foram realizadas entrevistas com oito professoras participantes. Na análise das entrevistas foi possível perceber que a participação das professoras nas oficinas as fez pensar sobre as aprendizagens, tanto de seus alunos quanto as suas. Além disso, percebeu-se a desconstrução das dicotomias belo e feio, bom e mau, certo e errado, no que diz respeito à arte e docência. Ainda, após a participação nas oficinas, as docentes manifestaram o desejo da construção de outras propostas que sigam buscando articulações entre arte e docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Psicóloga. Doutora em Educação. Docente do Mestrado em Ensino da Univates. Docente do curso de Psicologia. Coordenadora do grupo de pesquisa Juventudes, Imagem, Educação (JImE/CNPq) e membro do grupo Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq).

Natália Schuck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduanda de Psicologia pelo Centro Universitário Univates. Atualmente é bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento.

Alissara Zanotelli, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Pedagoga e mestranda em Ensino (Univates - Bolsa Prosup/CAPES).

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari

Pedagoga. Especialista em Gestão Educacional. Mestre e Doutora em Educação. Professora no Centro Universitário Univates. Coordenadora do Curso de Pedagogia.Membro integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) e do Grupo de Estudose Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq).

Referências

CABRAL, Ivone E. O compromisso social da pesquisa: implicações do pesquisador. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 71-86.

CHANA de Moura. In: AURA ARTE – aproximações contemporâneas. Disponível em: <https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura"https://www.aura.art.br/artistas/chana-de-moura>. Acesso em: 10 outubro 2017.

CORAZZA, Sandra. Uma vida de professora. Ijuí: Unijuí, 2005.

FALCÃO, Eliane B. M.; CERQUEIRA, Rui. Ativar ou desativar o interesse pelo outro: uma escolha para a universidade e para a ciência. In: LACERDA, Nilma; SIQUEIRA, Vera H. F de.; MIRANDA, Regina L. F de. Práticas pedagógicas na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 21-32.

FISCHER, R. M. B. Cinema e juventude: uma discussão sobre ética das imagens. Educação, v. 37, n. 1, p. 42-51, jan./abr. 2014.

GALLO, Sílvio. A orquídea e a vespa: transversalidade e currículo rizomático. In: GONSALVES, Elisa P.; CARVALHO, Maria Eulina P. PEREIRA, Maria Z. da C. Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas, SP: Alínea, 2004. p. 37-50.

HATTGE, Morgana Domênica; HORN, Cláudia Inês; ALTHAUS, Henriqueta; FREITAS, Francine Nara de. Currículo, governamento e processos de subjetivação. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 49 - 58.

HELGUERA, Pablo. Transpedagogia: a arte contemporânea e os veículos da educação. In: HOFF, Mônica. (Orgs.). Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011. p. 11-31.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Da arte docência e inquietações contemporâneas para a pesquisa em educação. Revista Teias, v. 14, n. 31, p. 34-45, 2013.

LOPONTE, Luciana Grupelli. Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docência. Revista Brasileira Educação, v. 22, n. 69, p. 429-452, Junho de 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt"http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000200429&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 mai. 2017.

MUNHOZ, Angélica Vier; HATTGE, Morgana Domênica. Algumas notas sobre espaços e movimentos do currículo. Revista Espaço do Currículo, v. 8, n. 3,p. 316-322, set/dez de 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2015.v8n3.317322>. Acesso em: 14 mai. 2017.

MUNHOZ, Angélica Vier et al. Aprender no encontro com o mestre. In: MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano Bedin da; OLHWEILER, Mariane Inês (Orgs). Currículo, Espaço, Movimento. Lajeado: Ed. Univates, 2016. p. 7-18.

RITCHER, Ivone Mendes. Interculturalidade e Estética do Cotidiano no ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

SOUZA, Netto. Das tripas à arte – processos de ensino em arte-educação a partir das obras de Lenice Weis. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, n. 3, 2016. p. 202-225.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

SCHWERTNER, Suzana Feldens; SCHUCK, Natália; ZANOTELLI, Alissara; HATTGE, Morgana Domênica. Arte e docência: notas sobre o projeto Transvisões. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 052–072, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9767. Acesso em: 28 mar. 2024.